O Dia do Voluntariado Internacional da ONU (Global Volunteer Day – GVD) é comemorado neste sábado (27/9) em quase 140 países com o objetivo de fortalecer iniciativas de paz, ajuda e desenvolvimento. Criado pela Assembleia Geral em 1970, a iniciativa é administrada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que designa profissionais para projetos de desenvolvimento setorial e de base comunitária, atividades de ajuda humanitária e de promoção dos direitos humanos e da democracia.
Este ano, a Câmara Técnica de Políticas Publicas de Saúde Bucal,em conjunto com a Especialização em Saúde Coletiva e da Família, da Faculdade de Odontologia da UFRJ e o Instituto de Puericultura do Instituto de Puericultura Marta Gestagão,(IPPMG-UFRJ), coordenados pela profa. Sonia Groisman (foto), da UFRJ, apoiarão o Asilo Espírita João Evangelista, em Botafogo, no Rio de Janeiro, que tem como missão amparar crianças carentes de três a 11 anos. O grupo de voluntários presta serviços gratuitos permanentes, encarregando-se de prover às crianças educação moral e intelectual, desenvolvendo aptidões, de modo a garantir-lhes, quando adultas, colocação ou posição social.
A coordenadora do projeto cita o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon – “O trabalho voluntário é uma fonte de força comunitária, superação, solidariedade e coesão social” -, para afirmar que o trabalho voluntário “pode trazer uma mudança social positiva, promovendo o respeito à diversidade, à igualdade e à participação de todos. Está entre os ativos mais importantes da sociedade”.
Para Sônia Groisman, campanhas isoladas têm pouco ou nenhum impacto na condição global da população do planeta, “pois são necessárias ações conjuntas de todas as áreas da saúde, planejadas globalmente e realizadas localmente para possibilitar a atuação junto a metas da ONU para o milênio”.
O voluntariado beneficia tanto a sociedade em geral como cada indivíduo através do reforço da solidariedade, da confiança e da reciprocidade entre os cidadãos, criando oportunidades de participação. O GVD é um programa anual e tem o apoio da Prudential do Brasil em todas as suas operações mundiais, sendo dedicado um dia de trabalho voluntário para cooperar com as comunidades locais. Esta é 20ª edição em que a Prudential do Brasil contribui para a data, apoiando 26 projetos sociais.
-
-
Fonte: Edita Br