De acordo com o gerente do núcleo bucal Sérgio Ramos, o atendimento é feito por 92 dentistas, 72 auxiliares de saúde bucal e quatro técnicos.
A Prefeitura de Dourados, através do Núcleo de Saúde Bucal, atende uma média 4.000 pessoas por mês. O atendimento abrange as 42 unidades da Estratégia de Saúde da Família, as unidades básicas, escolas estaduais e municipais, Apae, Lar Santa Rita, pessoas com necessidades especiais e laboratório de prótese. De acordo com o gerente do núcleo bucal Sérgio Ramos, o atendimento é feito por 92 dentistas, 72 auxiliares de saúde bucal e quatro técnicos. O tratamento é gratuito. Após o diagnostico do profissional, é feito o plano de tratamento, sempre com o objetivo de o programa ser executado integralmente. O paciente é avaliado e caso seja necessário o tratamento de canal ou mesmo problemas de gengivas e outros casos mais complexos, é encaminhado pelo profissional para o CEO (Centro especializado de Odontologia), que também faz parte do núcleo e tem atendido com muita eficácia. Além dessas ações, o núcleo bucal faz um trabalho nas escolas, denominado ‘programa coletivo’, realizado semanalmente com palestras sobre higiene bucal e aplicação de flúor não somente nas crianças, mas em todos os funcionários. “Essa ação visa melhorar a qualidade de vida dos douradenses através da saúde bucal. E tornar as crianças multiplicadoras das ações de saúde”, afirmou Sérgio Ramos.
UNIDADE MARACANÃ
Na Unidade de Saúde Dr. Motohide Hiraish, no Jardim Maracanã, o atendimento é feito com três equipes de saúde. Cada equipe com três profissionais de odontologia atende uma média de 8 a 12 pessoas por dia.
De acordo com a dentista Elizandra de Queiroz Venâncio, a unidade realiza os atendimentos de restaurações, extrações, raspagem e educação em saúde. O objetivo é atender a demanda com agendada, mas em caso de emergência a demanda espontânea também é atendida. “Nunca deixamos o paciente sair da unidade com dor, esse é o nosso foco”, afirmou.
O morador Amauri Maziero, que está em tratamento na unidade há um mês, disse que está satisfeito. “Os profissionais são excelentes. O tratamento é muito bom, vale à pena vir até aqui. Eu vim de São Paulo e lá não se encontra um tratamento deste nível. Até precisei fazer o tratamento de canal e fui encaminhado para CEO, eu e minha filha, que tem necessidades especiais”, disse ele.
Fonte: Assecom
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