fbpx

Em Cuiabá , De 140 consultórios vistoriados, 30 têm alvará

consultórios dentários sem condições de higiene ou que não atendam os requisitos de biossegurança podem expor as pessoas ao contágio de doenças graves, como hepatites B e C e Aids

Em Cuiabá, a Vigilância Sanitária (Visa) garante que tem fiscalizado os estabelecimentos odontológicos. Porém, do total de 140 consultórios que requereram o alvará, apenas 30, ou seja, 21,42% tiveram o documento liberado. O percentual é menor ainda quando se trata de clínicas, estabelecimento que reúne mais de um cirurgião-dentista em um mesmo local. De 18, apenas sete (13,2%) obtiveram a licença.

-

-


Por outro, a fiscal sanitária do município, Aparecida Monge Matias Coelho, pondera que do total apenas 111 foram inspecionados – as demais clínicas também serão inspecionadas conforme cronograma – e que os responsáveis pelos estabelecimentos estão procurando fazer as adequações necessárias para a obtenção da licença, que tem validade por um ano. Além disso, ela garante que, normalmente, quando constatados, os problemas são estruturais. “A fiscalização é bem detalhada e no geral, são necessárias apenas pequenas adequações da estrutura física”, afirma a fiscal, garantindo que quando o problema é grave o local é interditado.


Entretanto, Aparecida Coelho revela a dificuldade que o órgão encontra em garantir o adequado gerenciamento de resíduos por parte dos estabelecimentos, conforme determina a Resolução 306/2004. O grande problema é que em muitos locais o efluente do raio-X é descartado diretamente na rede de esgoto sem tratamento. Normalmente, o prazo para as adequações é de 30 dias.


Vale lembrar que consultórios dentários sem condições de higiene ou que não atendam os requisitos de biossegurança podem expor as pessoas ao contágio de doenças graves, como hepatites B e C e Aids, todas passíveis de serem contraídas através do uso de equipamentos sem esterilização.

-

-


Portanto, tanto o CRO como a Visa orientam que os pacientes observem o número de registro no órgão na placa do consultório do dentista, se há o alvará e, é claro, a higiene, tanto do profissional quanto do consultório. (JD)

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.