fbpx

Em Manaus Serviço especial de atendimento para idosos

Avaliações serão realizadas na UBS da Capital

 

-

-


A Prefeitura de Manaus iniciou a implantação de procedimentos clínicos especiais em saúde bucal direcionados à população idosa de Manaus. Resultado de parceria entre a Divisão Municipal de Saúde Bucal e a Equipe Técnica Municipal de Saúde do Idoso, o atendimento está sendo feito, inicialmente, no Centro Especializado em Odontologia (CEO) Professor João Luiz Ribeiro Mendonça, no Conjunto Santos Dumont, Distrito de Saúde Oeste, mas deverá se estender aos demais distritos da capital.


Para ter acesso ao serviço, o idoso deve se dirigir a uma das Unidades Básicas de Saúde, Unidades Básicas de Saúde da Família ou Policlínicas onde serão avaliados e, só então, encaminhados ao CEO Oeste. Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o serviço odontológico especializado se mostra necessário em razão do processo de envelhecimento da população e da necessidade de melhoria da qualidade de vida dos idosos.


“Hoje não se espera que a extração seja a única opção para a resolução de problemas odontológicos da população idosa, pois a odontologia é um processo renovador. Vamos prestar um atendimento ainda mais humanizado, com um olhar mais atencioso, voltado especificamente para esses usuários”, avaliou o secretário.

-

-


A assistente social e responsável pela Equipe Técnica Municipal de Saúde do Idoso, Georgina Sarkis, explica que a saúde bucal é de fundamental importância para a qualidade de vida da população idosa, pois pode afetar a auto-estima em razão da impossibilidade de se expressar por meio da fala, sorriso ou de comer e mastigar adequadamente.


O cirurgião-dentista e chefe da Divisão de Saúde Bucal da Semsa, Luiz Sérgio Machado, corrobora a informação explicando que no envelhecimento o sistema bucomaxilofacial tende a sofrer modificações significativas. “Com a idade, os dentes e o sorrisos passam a ter fundamental importância na estética corporal, na saúde física, emocional e social e, principalmente, na auto-estima, por isso temos que desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde bucal, além de orientar o idoso e sua família para a preservação da arcada dentária”, disse Machado.


 


Prótese dentária

-

-


Para atender aqueles que já sofrem com a perda total da dentição, a Semsa vai inaugurar em julho o Laboratório Regional de Prótese Dentária, que tem o objetivo de atender já nos primeiros 30 dias de funcionamento entre 60 e 80 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com a necessidade de prótese dentária total. O laboratório, que também funcionará no Distrito de Saúde Oeste, contará com uma equipe formada por quatro técnicos de prótese e dois protesistas, que serão treinados por profissionais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).


“Depois de passar por uma avaliação, o usuário que não tiver identificado problema bucal que impeça o uso da prótese deve receber a peça em aproximadamente uma semana. Essa será a grande oportunidade para todos aqueles que sofrem com a falta de dentição e não têm condições financeiras de pagar por uma”, concluiu Sérgio Machado.


 


 


Informações: Três Comunicação


Telefone: 3651-7126 / 3651-8568


Comunicação Semsa – 3236-8815

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.