A Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Programa de Saúde Bucal, promoveu uma plenária para discutir as diretrizes de sua nova política estadual. O evento, realizado durante dois dias no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, contou com a presença de representantes dos municípios, funcionários das equipes do Programa de Saúde da Família, gestores das Gerências Regionais de Saúde – Geres e dos conselhos estadual e municipal de saúde.
-
-
“Durante a realização das plenárias, tivemos a oportunidade de passar por 11 Geres, ocasião em que foi feita uma análise da política nacional de saúde bucal. A partir de então, estamos fazendo nossas adaptações para produzir um documento norteador para os próximos anos, tendo como base a realidade do Estado, atendendo, assim, a população e o anseio dos gestores. Juntos, vamos criar formas de avançar e melhorar os índices de saúde bucal em Pernambuco”, afirmou o coordenador do programa estadual de Saúde Bucal, Oswaldo Negrão.
A plenária também contou com a participação dos técnicos envolvidos com a execução do Programa Estadual de Atenção Básica. Diversas mesas-redondas foram realizadas ao longo do encontro. Uma delas discutiu as estratégias para a saúde bucal: ampliação do acesso à população, qualificação dos profissionais de recursos humanos, estudo do enfrentamento das principais patologias (entre elas, a cárie, que leva à perda dentária precoce) e a busca de recursos financeiros para a realização das propostas.
-
-