fbpx

Empresa brasileira apresenta maior taxa de integração óssea em implante de superfície de titânio

Implacil De Bortoli alcança o mais alto percentual de osseointegração em implante de titânio e tem pesquisa publicada na principal e mais conceituada publicação europeia em Odontologia

-

-

92,7%. Esse é o percentual de osseointegração ou BIC (Bone Implant Connection ou integração osso implante) em implante de prótese de titânio alcançado pela Implacil De Bortoli, empresa com 30 anos de mercado e pioneira no lançamento do implante osseointegrado nacional.

Esse índice pode mudar a realidade dos implantes dentários no Brasil e no mundo, já que o feito coloca o país à frente nas pesquisas mundiais da área ao figurar na principal e mais conceituada revista científica voltada à Odontologia da Europa, a Quintessence International, uma das publicações mais renomadas do mundo.

Antes da descoberta brasileira, apenas um implante sueco e outro suíço haviam atingido o BIC de 80% em mais de 50 anos de pesquisas, o que já era um índice alto comparado aos habituais 50% observados anteriormente.

-

-

A publicação traz as conclusões de uma análise realizada na Itália por um dos mais renomados especialistas mundiais na área de Implantologia oral, o Professor Doutor Adriano Piattelli, professor de patologia oral da Faculdade de Odontologia da Universidade de Chieti-Pescara, na Itália. Ele é o pesquisador mais renomado do mundo na área de Implantologia e tem estudos realizados junto aos principais fabricantes de implantes do planeta, além de ser o pesquisador com o maior número de publicações do mundo.

A análise, que consumiu quatro meses de trabalho, traz novas perspectivas para quem necessita de implantes ósseos, que são a solução estética e funcional para os milhões de pessoas que perderam dentes ou membros superiores e inferiores.

Os implantes de titânio se fixam aos ossos de suporte da região afetada onde ficam retidos e estimulam o crescimento ósseo ao seu redor. Esse processo que torna osso e implante um bloco único e uniforme é chamado de osseointegração e pode demorar até 6 meses para ser finalizado, dependendo da quantidade de osso de cada paciente para ocorrer em menos tempo.

Somente após esse período é que os pacientes podem voltar a morder e mastigar, no caso de implantes na cavidade bucal, e suportar cargas em outras partes do corpo. O problema no processo ocorre em algumas pessoas com baixa qualidade e quantidade de osso na região, que precisam se submeter a cirurgias prévias de enxertos, aumentando o custo de tratamento e o tempo de osseointegração em até 1 ano.

-

-

“O feito de alcançar 92,7% de osseointegração é um dado extremamente relevante. Trabalhamos com as principais marcas do mundo e o índice alcançado nessa análise é um dos mais expressivos a que se chegou até hoje. Esse resultado reitera o potencial e a qualidade da implantologia brasileira, a primeira do mundo tanto em números como em resultados”, explica o Dr. Jamil Shibli, professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Guarulhos, o único autor brasileiro da análise.

Resultado traz também benefícios à Ortopedia – A descoberta da Implacil De Bortoli traz uma luz tanto para a evolução dos implantes dentários como para próteses em membros inferiores e superiores porque os 92,7% de osseointegração alcançados pelos implantes produzidos pela empresa irão promover a redução drástica no tempo de espera para que os pacientes possam recuperar a qualidade de vida. Além disso, possibilitam reduzir o tamanho dos implantes e, com isso, reabilitar qualquer tipo de paciente que atualmente não possa receber uma prótese por problemas ósseos ou baixa quantidade de osso. Finalmente, é uma inovação para a Ortopedia também, na medida em que pode facilitar e ampliar a perspectiva de uso de próteses para pacientes que perderam membros ou partes dos membros superiores e inferiores.

Metodologia e resultados – A osseointegração ou BIC é medida por meio da microscopia na interface entre o osso e o implante. E o alto percentual obtido pela Implacil De Bortoli se deve principalmente pelos cuidados na fabricação, pela pureza do titânio e pelos demais procedimentos envolvidos na produção do implante. “Os equipamentos e processos tecnológicos empregados na fabricação dos implantes e demais componentes seguem protocolos específicos desenvolvidos pela De Bortoli e são os responsáveis pela obtenção deste inédito achado clínico”, revela o Dr. Nilton de Bortoli, dentista e diretor da empresa.

Números da saúde bucal no Brasil
Dados de 2003, divulgados pelo Ministério da Saúde, revelam números alarmantes sobre a saúde bucal do brasileiro. Segundo o levantamento, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista, 20% da população brasileira já tinha perdido todos os dentes e 45% dos brasileiros não possuíam acesso regular a escova de dente. Esses dados são importantes para traçar o perfil dos usuários e a real necessidade de implantes no Brasil.
O Brasil realiza 2,4 milhões de implantes por ano. A Implacil é uma das cinco maiores empresas brasileiras do segmento e atua no mercado há 30 anos.

Sobre a Implacil

A Implacil De Bortoli é uma empresa com 30 anos de mercado e pioneira no lançamento do implante osseointegrado nacional. Atua na produção e comercialização de materiais odontológicos, principalmente na área da Implantologia. A empresa vem aperfeiçoando pessoas e produtos e desenvolvendo tecnologia de alta performance para atender cada vez mais um público seleto de profissionais.

Fonte: PressTexto Comunicação

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.