fbpx

Encontro Maranhense discutirá política pública de saúde bucal

O evento tem como tema central “Por uma saúde bucal justa, equânime e verdadeiramente universal” e tem por objetivo avaliar como essa política pública vem se desenvolvendo

-

-

Será aberto nesta quinta-feira, dia 3, às 19h, com a palestra do coordenador nacional do programa de saúde bucal, Gilberto Pucca, o I Encontro Maranhense de Saúde Bucal Coletiva ( EMASBUCO). O evento tem como tema central “Por uma saúde bucal justa, equânime e verdadeiramente universal” e tem por objetivo avaliar como essa política pública vem se desenvolvendo, sobretudo no estado do Maranhão, além de debater os principais avanços e desafios na promoção da saúde bucal da população. As inscrições serão feitas no local.

O Brasil Sorridente é a principal política pública de saúde bucal do Governo Federal, atuando na promoção, prevenção e tratamento da saúde bucal dos brasileiros. Desde que foi instituído, em 2004, já atendeu mais de 90 milhões de pessoas. A meta, porém, é atingir a metade da população do país.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 207 dos 217 municípios maranhenses são atendidos pelo Programa Brasil Sorridente, conferindo acesso aos serviços de saúde bucal do SUS a 73,5% da população do estado. São 1089 equipes de saúde bucal, responsáveis pelo atendimento primário (extração, restauração, aplicação de flúor e pequenas cirurgias etc) a mais de 4,5 milhões de pessoas.

-

-

“Precisamos saber o que ainda é preciso fazer para garantir o acesso de todos aos serviços públicos de saúde bucal, identificar porque ainda existem milhões de pessoas que nunca visitaram o dentista e em quais pontos a política precisa avançar no Maranhão”, destacou o organizador do I EMASBUCO e superintendente do CRO-MA, Allan Patrício.

De acordo com Allan Patrício, a realidade da saúde bucal no país começou a mudar a partir de 2004, com a implantação da Política Nacional de Saúde Bucal, batizada de Brasil Sorridente. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio realizada em 1998 pelo IBGE – quando ainda não havia nenhuma política específica para a área – aponta que 19,5% nunca tinham visitado o dentista. Na Pnad 2008, divulgada no final do mês de março, esse índice caiu para 11,7%.

O presidente do Conselho, Raimundo França, afirma que essa é uma importante oportunidade para a classe odontológica e a sociedade se unirem em torno da saúde bucal da população. “Saúde bucal é um direito de todos, portanto chamamos toda a sociedade, principalmente os gestores públicos, para discutir a política nacional de saúde bucal”, conclui França.

Fonte : Jornal Pequeno

-

-

Temas Relacionados:

Livro Promoção de Saúde Bucal-Aboprev

Pesquisa em Foz do Iguacu avalia saude bucal da populacao

Ferias e saude Bucal saiba como conciliar

 

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.