O consumo frequente de alimentos e bebidas com grande conteúdo acido é a causa mais comum de erosões dentárias. Os dentes são revestidos por uma capa de esmalte dental que amolece temporariamente e acaba perdendo parte do seu conteúdo mineral quando em contato com altas fontes de acidez. A saliva neutraliza a acidez e ajuda a restaurar o equilíbrio natural da boca e volta a endurecer o esmalte do dente, no entanto, esse processo é lento e pode não ocorrer mais caso haja um constante ataque de acidez nos dentes.
-
-
Existem dois tipos de erosões dentárias:
- a intrínseca, causada por ácidos gástricos ou regurgitação,
- a extrínseca, referentes a ácidos contidos nos alimentos que tornam a boca mais ácida.
Quando o esmalte do dente começa a se desgastar ocorre o agravamento das erosões, a descolorização dos dentes, tornando-os amarelados e os dentes se tornam mais sensíveis.
Erosões dentárias podem afetar pessoas de qualquer idade, mas podem ser prevenidas consultando-se periodicamente um dentista, não escovando os dentes imediatamente após as refeições, usar escovas com cerdas macias, caso beba algo ácido, opte por usar um canudo e uso cremes dentais com alta disponibilidade de flúor.
O tratamento para erosões dentárias, se tratados no inicio, são acompanhados por uma dieta e um monitoramento que ajudam a prevenir a progressão da erosão. No entanto, se estiver num caso já mais avançado pode se tornar um tratamento caro e complicado para que se consiga restaurar a forma e função normal do dente.
-
-
Fonte: Saude.Terra