A missão das universidades vai muito além da formação de profissionais qualificados: elas precisam estar preparadas para potencializar a produção científica e ser um núcleo de impacto e transformação nas comunidades das quais fazem parte.
-
-
Por isso, é comum que essas instituições conectem o ambiente de ensino ao contexto social local, combinando aprendizagem na prática com a prestação de serviços essenciais à sociedade. Na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por exemplo, o Serviço-escola do curso de Odontologia oferece atendimentos a preços acessíveis à população em geral e alguns deles sem custo.
– Atualmente, são realizados, em média, 350 atendimentos por dia, contribuindo para a ampliação dos serviços de saúde bucal. Em paralelo, essa integração ensino-serviço-comunidade é essencial para a formação dos profissionais da área da saúde, garantindo que estejam conectados às necessidades das pessoas – conta a decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, Andrea Gonçalves Bandeira.
Teoria e prática
– O curso de Odontologia teve início em 1953. Desde então, o ensino é baseado em evidências científicas, com forte ligação entre as disciplinas de formação básica e profissionalizante. Temos também um currículo bem estruturado e sólido, reconhecido nacional e internacionalmente – aponta o coordenador do curso de Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, João Batista Blessmann Weber.
-
-
Inserido nesse contexto está o Serviço-escola, um espaço em que os alunos realizam atividades práticas sob a supervisão dos professores. De acordo com Andrea, essas atividades são essenciais para a aprendizagem dos estudantes da PUCRS em nível de graduação – correspondendo a 80% da formação – e de pós-graduação.
– Os ambulatórios oferecem um ambiente propício para o aprendizado, que ocorre de maneira crescente em relação ao nível de complexidade, dando ao estudante e ao paciente a possibilidade de realizar procedimentos em diversas especialidades odontológicas – explica Weber.
Hoje, o Serviço-escola do curso realiza procedimentos nas áreas de Periodontia, Endodontia, Dentística Restauradora, Implantodontia, Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Ortodontia e Ortopedia Facial, Odontopediatria, Prótese Dentária, Estomatologia, Patologia Bucal e Saúde Coletiva.
Dia a dia nos ambulatórios
Os atendimentos no Serviço-escola do curso de Odontologia acontecem de segunda a sexta-feira. Eles são realizados mediante triagem prévia, cujo objetivo é direcionar os pacientes para clínicas específicas de acordo com as necessidades individuais.
-
-
– Os ambulatórios contribuem para a ampliação do acesso à saúde bucal, que ainda é um grande desafio não apenas em Porto Alegre, mas em todo o país. Em especial, no que se refere a especialidades como Endodontia, Odontopediatria, Prótese e Implantodontia – destaca a decana da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS.
Em paralelo, a universidade está trabalhando junto à Secretaria Municipal de Saúde para a contratualização de um Centro de Especialidades Odontológicas vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é que a instituição possa contribuir ainda mais com a atenção à saúde bucal da população de Porto Alegre.
Aberto ao público
Os interessados em receber atendimento no ambulatório do Serviço-escola da PUCRS devem agendar horário para a triagem. O processo de marcação é realizado em todo início de semestre pelo telefone (51) 3353-4106.
Saiba mais informações sobre o Serviço-escola do curso de Odontologia
Fonte:GZH Educação