fbpx

Faltam profissionais de odontologia para atender cidades do Pará

denúncia vem do presidente do Sindicato dos Odontólogos daquele estado

Cidades do interior do Estado do Pará estão com atendimento odontológico público precário. A denúncia vem do presidente do Sindicato dos Odontólogos daquele estado, Armando Dourado. Segundo ele, existem municípios que sequer contam com a presença de um profissional.

-

-

“Para um atendimento de qualidade, é necessária a existência de uma equipe especializada, mas às vezes nem isso o município oferece, temos cidade que não existe odontólogo”, diz Dourado. O exemplo começa em Belém, onde a cobertura é de apenas sete equipes para atender toda a população. “Com esse quantitativo eles conseguem atender apenas cerca de 10% da população”. E a situação agrava na zona rural; de acordo com ele, por conta das condições de trabalho oferecidas, os profissionais concursados acabam desistindo de trabalhar.

“Com essa pouca oferta de profissionais da odontologia, a população sai prejudicada. O governo deve dar mais importância à saúde bucal nessas áreas, oferecendo melhores salários e melhores condições de trabalho para que os dentistas permaneçam a dar suporte à população que necessita de atendimento público”, comenta odontóloga Christiane Linda Toriy, tutora do Portal Educação.

No total, o Pará conta com aproximadamente 2.500 dentistas. Nessa semana, pensando na realidade da região, o Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia, promovido pela Associação Brasileira de Odontologia na Amazônia (ABO-PA) debateu o futuro dos profissionais. Segundo o presidente do Congresso, Silvio Menezes, o evento tem papel fundamental no campo da ciência odontológica. “É importante, porque leva aos profissionais informações atualizadas e de qualidade”.

-

-

Fonte: Portal Nacional SEGS

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.