fbpx

FGM é a maior fabricante de clareadores dentais

seis milhões de sorrisos conquistados


Marca mais vendida no mercado de clareadores dentais com seis milhões de sorrisos conquistados com a linha Whiteness. Em 12 anos, a FGM Produtos Odontológicos (Joinville) tornou-se o maior fabricante de clareadores dentais e atualmente domina cerca de 80% do mercado brasileiro. “Nossa consolidação no cenário nacional foi conquistada graças ao investimento constante em pesquisa e desenvolvimento e as parcerias com diversas faculdades de odontologia do país”, assinala Friedrich Mittelstädt, diretor da FGM.
Hoje, a empresa está presente em todo o Brasil e distribui seus produtos para os continentes americano, europeu e asiático. Para continuar a manter o ritmo de expansão, está sendo estudado o lançamento de novos produtos. As atividades executadas na empresa contam com o apoio de entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratório (Abimo), Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e Conselho Regional de Odontologia (CRO). Há ainda a parceria de algumas universidades com foco em pesquisas.

-

-



A evolução estética na área dentária



O tratamento cosmético dentário, ou seja, a pre-ocupação com a estética dos dentes data de mais de quatro milênios. Desde 1868, pesquisadores usam substâncias para clarear dentes. Em 1910, as técnicas de clareamento incluíam o uso de Peróxido de Hidrogênio com instrumento aquecido. No ano de 1948, o clareamento com Cloreto de Cálcio foi praticado pela primeira vez. A partir de 1960, o Perborato de Sódio foi introduzido junto ao Peróxido de Hidrogênio e em 1989 Haywood e Heymann descreveram em detalhes a técnica do clareamento dental.


Atualmente, este segmento vive numa fase de ascensão. Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão preocupadas com a imagem, a estética e o bem estar pessoal. O público jovem, a partir dos 13 anos, e adultos são um dos mercados mais promissores. “À medida que os pesquisadores aprendem mais sobre a eficácia, segurança e longevidade do cla-reamento, o tratamento continuará com certeza no topo da lista das modalidades estéticas mais exe-cutadas”, diz Leticia Ferri, dentista da FGM.

-

-


Segundo Constanza Odebrecht, também dentista da FGM, nos últimos anos houve um grande avanço tecnológico na área de materiais restauradores estéticos, como resinas compostas, cimentos resinosos, adesivos dentários e pinos de fibras de vidro. “As técnicas usadas permitem a realização de tratamentos bastante conservadores, o que reduz a necessidade de desgastes da estrutura dental sadia”, explica.


“A tendência é para materiais adesivos e uma tecnologia simplificada e conservadora, preservando ao máximo a estrutura dental”, diz o dentista da empresa, Bruno Lippmann



ÚLTIMOS LANÇAMENTOS


Antenada com as últimas tendências do setor odontológico, a FGM está constantemente ampliando a sua linha de produtos e apresentando as novidades da área. Um de seus novos produtos é o Whiteness Perborato, desenvolvido exclusivamente para clarear dentes desvitalizados.

-

-


Outros produtos são o gel hemostático gengival e o afastador labial multiuso Arc Flex. Composto a base de Cloreto de Alumínio, o gel hemostático gengival é incolor e não causa manchas em tecidos moles nem restaurações. Com design inovador e exclusivo, o Arc Flex alia conforto à eficácia, com retratores de lábios e bochechas cuidadosamente planejados. “O produto possui descansos de mordida acolchoados, é esterilizável e facilmente desmontado. Um de seus diferenciais é que ele é ideal para procedimentos como clareamento em consultório, restaurações anteriores, pequenas cirurgias gengivais e colagem de bráquetes ortodônticos”, conta a diretora Bianca Mittelstädt.


A FGM lançou no início do mês de novembro, a resina composta LLis: um compósito microhíbrido e radiopaco destinado à restauração de dentes anteriores e posteriores, com finalidade funcional e estética. A LLis apresenta um sistema simplificado de matizes, oferecendo cores para esmalte, dentina seguindo a escala Vita e incisal para reproduzir regiões de maior translucidez da estrutura dental.



PRODUTOS


Atualmente a família Whiteness possui oito tipos de clareadores de uso profissional, sendo três de uso caseiro e os demais para consultórios odontológicos. A linha formada pelos produtos White Class, Whiteness Perfect e Whiteness Standard atendem à demanda de consumidores que utilizam o produto em casa. “É importante ressaltar que mesmo comercializando clareadores de uso caseiro, a FGM tem extrema preocupação em alertar os consumidores sobre a necessidade do acompanhamento de um dentista para a aplicação do produto”, enaltece Bianca, em entrevista ao Noticenter.


O Whiteness HP, líder na preferência dos dentistas e o HP Maxx, que contém um bloqueador de calor para usuários de lâmpadas de clareamento, são clareadores a base de peróxido de hidrogênio. Eles podem ser utilizados com ou sem fonte auxiliar de luz e são indicados para dentes vitais e não vitais (escurecidos após tratamento endodôntico).


Outra opção é a linha Whiteness Super e Super-Endo, que tem em sua base o peróxido de carbamida para dentes vitais e para curativo de demora – medicação tópica entre sessões – em dentes não vitais, ambos com concentrações de 37%.
Uma das novidades do leque de produtos da FGM fica por conta do Whiteness Perborato, um sistema clareador desenvolvido exclusivamente para o clareamento de dentes não-vitais por meio da técnica de curativo de demora (Walking bleach technique).


A Opallis Flow é uma resina composta microhíbrida radiopaca, de média viscosidade, e fotopolimerizável. “Ela é utilizada na restauração de preparos pouco invasivos, selante de fóssulas e fissuras, base de restaurações diretas, preparos em túnel, forramento de cavidades, reparo de defeitos de esmalte e restaurações de dentes decíduos, reparo em resina composta, colagem de fragmentos dentários e lesões cervicais não cariosas”, diz Friedrich. A resina pode ser empregada isoladamente, em combinação com Opallis e com a maioria dos compósitos fotopolimerizáveis.


O White Post, por sua vez, é um pino fabricado em compósito de fibra de vidro e resina epóxi de alta resistência mecânica, que atua como reforço intra radicular da estrutura dental e promove retenção para o material restaurador definitivo ou núcleo de preenchimento, no caso de restaurações indiretas. “Os pinos de fibra de vidro White Post DC Especial buscam atender casos onde há maior desgaste do conduto radicular e conseqüentemente maior esforço mecânico no terço cervical dos dentes anteriores”, explica o diretor.


Já o AllCem é um cimento resinoso adesivo permanente e que apresenta um amplo espectro de aplicação em restaurações indiretas. A combinação dos dois mecanismos de cura, fotoativado e quimicamente ativado, garantem a polimerização do produto em situações com e sem acesso de luz.



INVESTIMENTOS EM RH E MEIO AMBIENTE


A valorização dos mais de 140 funcionários que trabalham na FGM é um ponto em destaque. A empresa investe periodicamente em palestras, treinamentos e cursos de capacitação e atualização para os colaboradores.


Consciente do seu papel na preservação do meio ambiente, a corporação procura sempre trabalhar com materiais ecologicamente corretos. “Possuímos uma estação de tratamento de efluentes. A água é utilizada em nossos processos industriais e tratada. Depois a devolvemos limpa para a natureza”, salienta Bianca.


Para aferir a qualidade dos produtos, uma série de testes são realizados como avaliação do teor de peróxido e ácido, pH, análise termogravimétrica, calorimetria de varredura diferencial, determinação de cor, resistência à flexão, viscosidade simples e profundidade de cura.


Fonte: Site O barriga verde – SC

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.