O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), em uma parceria com a USP1 e a UNICAMP2, divulga amanhã, 23.01, às 11h, resultados parciais do mais amplo levantamento já realizado sobre a fluoretação das águas de abastecimento público do Estado de São Paulo. O encontro com a imprensa será no 33o CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, no estande do CROSP). Para participar, é necessário credenciamento com antecedência na Sala de Imprensa do Congresso.
-
-
Apelidado entre os pesquisadores de “Senso do Flúor”, o estudo coletou amostras de quase a totalidade dos municípios do estado, uma cobertura de 99,2% (640) dos 645 municípios. A apuração tem como objetivo ampliar a cobertura de análises para todos os municípios, antes restrita somente às cidades com número superior a 50 mil habitantes. Como desdobramento direto, objetiva a saúde da população.
-
-
O CROSP ressalta que a fluoretação da água, quando na quantidade correta, combate a formação de cáries. A subdosagem torna o flúor ineficaz, oferecendo riscos à saúde do cidadão. A superdosagem, por sua vez, é igualmente prejudicial, podendo levar à fluorose, prejudicando a formação dentária de crianças de 0 a 12 anos, alterando o esmalte e a dentina.
Na ocasião o presidente do CROSP, Dr. Claudio Miyake, e o secretario do Conselho, Dr. Marco Mafredini, bem como especialistas e representantes do CECOL/USP1 e da FOP/UNICAMP2 estarão à disposição da imprensa para esclarecer dúvidas e comentar as informações apresentadas pelo CECOL.
-
-
- 1. CECOL/USP: Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal.
- 2. FOP/UNICAMP: Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp .
SERVIÇO:
O que: divulgação de estudo sobre a fluoretação da água no estado de São Paulo
Quando: 23.01, às 11h.
Onde: no estande do CROSP
Importante: necessário credenciamento com antecedência na Sala de Imprensa do Congresso.