fbpx

FO-USP terá laboratório de células-tronco com tecidos dentais

A Faculdade de Odontologia da USP deverá contar já em 2011 com um laboratório para pesquisa e cultivo de células-tronco com populações dentais diversas.

Por Marisa De Lucia

-

-

Parceira do King’s College de Londres em cinco projetos de pesquisa com células-tronco dentais, a Faculdade de Odontologia da USP irá desenvolver um laboratório para pesquisa e cultivo de células-tronco com populações dentais diversas, desde dentes de leite até tecidos como o ligamento periodontal, conector do dente aos ossos da boca. O centro deverá estar em funcionamento já em 2011.

A coordenadora do projeto, Andrea Mantesso, professora de ambas as instituições, afirma que "já é possível gerar outros tecidos dentais ou mesmo dentes inteiros a partir de células-tronco. Uma população de células-tronco dentais não serve para qualquer aplicação, mas é extremamente promissora para os tecidos que são capazes de formar."

-

-

A especialista explica que células-tronco de tecidos dentais possuem aplicação limitada por não serem pluripotentes como aquelas obtidas a partir de embriões. Por isso, para obtê-las, os tecidos de interesse -como a polpa ou o ligamento periodontal- são removidos e logo em seguida são aplicadas enzimas para separar as células umas das outras, afastando as células-tronco das demais.

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.