Ultimamente nossas caixas de e-mail tem sido bombardeadas com propagandas de diversas novas modalidades, franquias, licenciamento de marca etc… São nomes bonitos, com um belo marketing, muitos sorrisos e promessas e assim como a grande “Vilã” do momento na cabeça dos dentistas (aquela que tem grandes clínicas e faz fazia implantes em 36x) vem invadindo a odontologia, alguns de forma positiva, outros nem tanto. Mas o que estes sitemas nos propõe ou oferecem?
Por exemplo franquia é um sistema amplamente difundindo no país e está passando ao largo da crise, A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulga os dados estatísticos do setor de franquias no Brasil em 2008 e constata que a crise financeira internacional não atrapalhou os planos de crescimento das empresas, tanto no Brasil, como no exterior. No ano passado, o setor faturou R$ 55 bilhões, 19,5% a mais do que em 2007. O número surpreendeu a Associação, que havia previsto um crescimento de 17% para o período. E na odontologia como andam estes números? Não sabemos, pois não existe divulgação imparcial dos números.
-
-
Fig. 1 – Evolução do setor de de 2001 a 2008 – Fonte: Site ABF
O que mais chama a atenção nestes modelos voltados a odontologia é que na maior parte das vezes o serviço que eles agregam é marketing e gestão do negocio do dentista já que a parte técnica o profissional já possui (ou ao menos deveria possuir). . O que pode ser positivo pois muitos colegas não podem ou não querem nem chegar perto da gestão ou administração de seu negócio. Algumas outas franquias estão “vendendo” uma técnica ou maneira de produzir melhores resultados dentro de uma determinada especialidade, por exemplo a ortodontia.
Vamos analisar os dois modelos mais “alardeados” no momento.
-
-
O que é franquia?
É um sistema onde o franqueador autoriza o franqueado, a explorar os direitos do uso da sua marca, produtos ou serviços, sistema de operação e gestão, dentro de um mercado pré-definido. Sistema regulamentado pela Lei 8955/94. O sistema de franquia é um dos melhores e mais eficientes métodos para proporcionar ao empreendedor poderosas ferramentas de gestão, além do franqueado dono de seu negócio, seja visto e respeitado como possuidores de seu grande negócio. Na franquia o franqueado normalmente segue regras mais rígidas estipuladas pelo franqueador e pode ser penalizado caso fuja destas regras.
Na Odontologia alguns profissionais começaram a franquear seu “know-how”, ou seja, seu conhecimento, sua expertise. Atualmente existe um número crescente de franquias de ortodontia, clinica odontológica entre outras. Na ortodontia esta tendência começou ainda nos anos 90 e hoje está consolidada como modelo, já sendo comercializada com grande estardalhaço inclusive nos maiores congressos de nossa categoria.
No site da ABF já encontramos ao menos 12 franquias no setor de odontologia com investimentos que vão de R$ 33.000,00 a R$ 890.000,00. Procurando um negocio pré-formatado? Consulte o site da ABF e se informe sobre franquias.
Mas atenção não se iluda, comprar uma franquia não é sinônimo de dinheiro fácil e rápido. Você quando compra uma franquia não compra sucesso, compra um sistema formatado que vai lhe ajudar. Ou seja, o bom franqueado é aquele que trabalha muito, antes e depois de adquirir a franquia. Pense muito bem nisto e leia o contrato da franquia sempre com o auxilio de um bom advogado.
Quando pensamos em franquias logo nos vem a mente o McDonald’s, ou seja uma marca. Na odontologia ainda não existem marcas consolidadas na mente do consumidor, mas esta realidade tende a mudar a médio prazo. O marketing está fazendo sua parte neste sentido.
E licenciamento de marca , do que se trata?
É o direito de uso de uma marca, um nome. Normalmente padronizam o layout, estrutura física, mas com mais flexibilidade que na franquia. O que tem aparecido no mercado é algo misto e com modes de um sistema preconizado pelo SEBRAE como arranjos produtivos. Ou seja, você junta concorrentes de um mesmo segmento e juntos (sem deixar de ser concorrentes) eles se auto-ajudam na divulgação, compra de material, negociação conjunta com fornecedores etc.., dando mais força ao grupo do que teria um único profisional isolado. neste sistema existe mais liberdade administrativa do que na franquia. Uma marca tem se destacado no mercado com esta proposta, mas como não estamos aqui para fazer merchandising, prefiro não citar nomes.
De maneira geral o que tem que ser analisado é:
-
-
- Vou me sujeitar às regras impostas por um contrato de franquia?
- Quero participar de um arranjo tal como é proposto no licenciamento de marca?
- Caso positivo você tem boas opções no mercado ( com cuidado é claro – “prudência e canja de galinha não faz mal a ninguem”).
Caso negativo, arregace as mangas e comece hoje mesmo a cuidar de seu consultório como um negócio.
A odontologia como era praticada antigamente já era. E você? No momento atual ou você muda ou fica para trás e ficar para trás pode significar não ter condições de se manter no mercado.
Ah e já ia esquecendo estas não são as únicas modalidades atualmente no mercado, mas isto é assunto quem sabe para um próximo artigo.
E você o que acha das atuais franquias de Odontologia? Dê sua opinião…
Referências Bibliográficas:
- Site Guia do franchising – http://www.guiadofranchising.com.br/franquia/franquias/artigo/texto.php?id=258 Acesso em 28/03/09
- Cartilha “O que é franquia?” Disponível em http://www.portaldofranchising.com.br/Arquivos/O%20QUE%20%C3%89%20FRANQUIAFinalVCx.pdf – Acesso em 28/03/09
Franquia ou licenciamento de marca? - Zimbres, RA – Disponível em http://www.odontosites.com.br/odonto/default2.asp?s=artigos2.asp&id=9&titulo=Franquia%20ou%20licenciamento%20de%20marca? Acesso em 28/03/09
- Uma solução para a Odontologia? Zimbres, RA- Disponível em http://www.dr3.com.br/saude/artigos_04.php – Acesso em 28/03/09
Merchandising – Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Merchandising Acesso em 28/03/09 - Portal ABF – Associação de Franchising http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/home/index.asp acesso em 28/03/09
- Metodologia para a dinamização de arranjos produtivos, REGAZZI, Renato Dias. Disponível em http://www.sebrae.com.br/exibeBia?id=1113 acesso em 28/03/09
- O renascimento da odontologia – TOMAZ, P.A.R. Disponível em http://www.tomazmkt.com.br/html/Renasc.htm acesso em 28/03/09