Os R$ 4 milhões investidos com recursos próprios em uma nova sede, em Londrina (PR), dimensionam o quanto a Ortodontic Center está apostando no crescimento de seu negócio. Sete anos atrás, quando o dentista Fernando Massi somou forças a três ex-colegas de faculdade para montar uma clínica, ele não imaginava que muito em breve trocaria o atendimento aos pacientes para atender, quem diria, dentistas. É exatamente isso o que Massi faz hoje como sócio-diretor da Ortodontic, rede franqueadora que administra três unidades próprias e dá suporte a 22 franqueadas – número que deve crescer exponencialmente nos próximos anos.
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Dois anos atrás, depois de estabilizar a rede com 21 franqueadas, a Ortodontic decidir dar uma pausa na expansão por medo de não conseguir atender a crescente demanda. “Paramos para criar uma estrutura sólida. Naquela época, não tínhamos condições de montar três unidades novas em um mesmo mês”, conta Massi. Agora, o cenário é bem diferente. A Ortodontic está preparada para abrir até 50 novas clínicas por ano. “O objetivo é chegar em 2012 com algo entre 100 e 150 unidades”, prevê o dentista e agora gestor – como ele mesmo se intitula. Presente nos três estados do sul, no Mato Grosso do Sul, em São Paulo e no Rio de Janeiro, a rede foi longe e chegou ao Pará: “O boca-boca correu o Brasil e, com isso, conseguimos abrir essa unidade desgarrada”, brinca Massi.
A quem coloca em xeque a sustentabilidade dos negócios da Ortodontic, dizendo que o mercado odontológico no Brasil está saturado, Massi manda um recado bem direto: “Muito dentista fala isso porque não conhece nada de administração. Pergunte quanto ele gastou em cursos técnicos e vai ver que foi muito. Depois, pergunte quanto ele aplicou em gestão”. Para Massi, o Brasil tem 180 milhões de pessoas “perdendo dentes antes dos 40 anos”. “Tem boca e dente para todos os dentistas trabalharem à vontade”, comenta. Atualmente, Massi e os outros três sócios da Ortodontic Center administram um negócio que se revela bastante rentável: só o lucro da sede, em Londrina, oscila na faixa dos R$ 70 mil mensais.
O custo de abertura de uma franquia da Ortodontic Center varia entre R$ 150 mil e R$ 250 mil. O valor investido cobre taxa de franchising (R$ 30 mil), montagem da clínica, padronização, aparelhagem, estrutura de recepção e informática, entre outros. “Entregamos a clínica pronta para operar, geralmente com quatro cadeiras odontológicas”, afirma Massi. Entre as vantagens de ser um franqueado, diz o empresário, está o fato de as compras serem feitas em forma de pool. “Ao comprar em maior quantidade, conseguimos uma cadeira que custa R$ 10 mil, em média, por uns R$ 7 mil”, destaca. A franqueadora, que cobra uma taxa de royalties de 7% sobre o faturamento de cada unidade, oferece ainda assessorias jurídica, de marketing, contábil, de design, TI, etc.
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Fonte:AMANHÃ