Diante dos riscos que a gripe suína, ou Influenza A, está representando, a ABO divulga informações publicadas pela Organization for Safety and Asepsis Procedures (Osap), pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos EUA, e pelo Ministério da Saúde que alertam os cirurgiões-dentistas e profissionais de saúde em geral sobre os cuidados que devem tomar nesta situação.
A Osap, entidade parceira da ABO e voltada a divulgar os cuidados em biossegurança na Odontologia internacionalmente, destaca que os profissionais devem estar atentos aos sintomas da gripe nos seus pacientes e, caso apresentem algum deles, o tratamento deve ser interrompido e a pessoa encaminhada ao médico. Toda a equipe odontológica deve dar atenção especial aos cuidados em biossegurança recomendados, principalmente com relação a doenças respiratórias.
A entidade disponibiliza em seu site documentos com informações detalhadas sobre esta e outras recomendações, como “Protocol for Managing Dental Patients with Confirmed or Suspected Respiratory Infection and for Dental Patients with Confirmed or Suspected Tuberculosis”, “Fact Sheet on Preventing the Flu: Good Health Habits Can Stop Germs”, entre outros.
Dedicado a promover saúde e qualidade de vida através da prevenção e controle de doenças, o CDC também publicou em seu site documento especialmente produzido para a prevenção da Influenza A nos serviços odontológicos. “Prevention of Swine Influenza A (H1N1) in the Dental Healthcare Setting” aborda os alertas visuais da doença, higiene respiratória, os cuidados com as pessoas que apresentam sintomas, entre outras precauções.
Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde produziu material sobre a gripe direcionado a profissionais de saúde, com informações gerais sobre a doença, informes técnicos sobre a ocorrência de casos humanos, recomendações do governo, o plano brasileiro para enfrentamento da pandemia, entre outras.
Ao divulgar estas informações a ABO espera promover a melhor arma contra a Influenza A: a prevenção. Além disso, é muito importante conhecer bem a doença, seus sintomas e formas de tratamento e prevenção, para evitar ações erradas e precipitadas, como a maior procura que vem ocorrendo pelas vacinas contra gripe disponíveis nos postos de saúde pela campanha de vacinação do idoso.
Mais informações:
Osap – www.osap.org, em Infection Control Issues
CDC – www.cdc.gov/OralHealth/infectioncontrol/index.htm
Ministério da Saúde: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534
________________________________________
Fonte: Edita Br
-
-