No Dia Nacional de Combate ao Câncer (27), o Hospital Erasto Gaertner realiza a 20.ª Campanha Boca na Boca – Prevenção do Câncer Bucal na Boca Maldita, em Curitiba. Os profissionais prestarão orientações e exames clínicos das 8 às 18 horas.
-
-
De acordo com o chefe do Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Erasto Gaertner e idealizador da ação, Dr. Laurindo Moacir Sassi o projeto surgiu ao perceber o alto índice de pacientes portadores dos sintomas do câncer bucal. “Quando aparecerem manchas brancas e avermelhadas, caroços ou feridas em qualquer região da boca e elas permanecerem por mais de 15 dias, a pessoa deve, imediatamente, procurar um dentista”, afirmou. Atualmente, a principal causa do câncer bucal está relacionada com uso abusivo do álcool e fumo.
A Ação de Prevenção do Câncer Bucal tem parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e Conselho Regional de Odontologia (CRO), além do apoio da Associação Brasileira de Odontologia do Paraná (ABO) e Faculdades de Odontologia do Paraná.
Segundo estudos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2008 é que sejam registrados, em homens, 810 novos casos desse tipo de doença, no interior do Paraná e 160, em Curitiba. Nas mulheres, os números são de 50 casos na capital e 210 em outras regiões do estado.
-
-
Em âmbito nacional, estima-se que sejam registrados, neste ano, 10.380 novos casos em homens e 3.780 casos em mulheres, o que faz do câncer bucal o quinto colocado no ranking nacional dos mais incidentes.
SERVIÇO:
Data: 27/11/2008
Horário: 8 às 18 horas
-
-
Local: Boca Maldita – calçadão da Rua XV de Novembro, em Curitiba.
Fonte: Site Bem Paraná