A Hospitalar 2009 – 16ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios – maior evento de saúde da América Latina – vai realizar em São Paulo, nos dias 2 e 5 de junho, a maior edição de toda sua história. A feira vai ocupar 82.000 m2 de área total nos pavilhões Expo Center Norte, 20% a mais do que na edição anterior, reunindo cerca de 1.200 empresas expositoras de mais de 30 países. Em quatro dias de evento, a Hospitalar 2009 espera receber mais de 75 mil visitantes profissionais, incluindo dirigentes de hospitais, clínicas e laboratórios, médicos, enfermeiros, empresários e demais profissionais da área de saúde.
-
-
A Hospitalar 2009 também será a primeira feira a ocupar totalmente as novas instalações do Expo Center Norte, que agora oferece muito mais área de exposição, um novo hall de entrada, 17 modernos auditórios, ar condicionado em todas as dependências, alimentação, estacionamento para 20 mil carros e muitos serviços para expositores e visitantes.
Realizada em meio a um cenário de expectativa sobre os rumos da economia global, a 16ª edição da Hospitalar será um importante termômetro para observar o desempenho da área da Saúde, setor que movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano e representa cerca de 8% do PIB nacional.
A edição 2008 da feira gerou R$ 4,4 bilhões em vendas e recebeu visitantes de todo o Brasil e quase 70 países. Durante o evento, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o que há de mais novo em produtos, equipamentos e tecnologias para o setor de saúde, estabelecendo contatos comerciais que repercutem por mais de 90 dias após a feira. A expectativa para essa edição é positiva, embasada no alto volume de investimentos que hospitais e indústrias estão fazendo, visando ampliar e qualificar o atendimento.
-
-
A Presidente da feira, Dra. Waleska Santos, destaca que apesar da desaceleração da economia mundial, a saúde – tanto no setor público quanto no privado – apresenta sinais positivos, com investimentos e ações que visam à modernização e melhorias desse segmento, que é fundamental para o desenvolvimento sócio-econômico do país. “Crises fazem parte do curso da história, elas vêm e vão. O que faz e fará a diferença é a vontade, por parte de representantes políticos e empresários da iniciativa privada, de investir em um setor estrategicamente importante para o desenvolvimento de qualquer nação e essencial para o ser humano.”
Presença internacional – Por ser uma feira totalmente globalizada, a Hospitalar hoje representa uma vitrine do mercado mundial de saúde. Segunda maior feira do mundo, a Hospitalar atrai atenções de empresários de diversos países, interessados em ampliar contatos e negócios com o mercado latino-americano, onde 500 milhões de habitantes procuram, cada vez mais, por qualidade nos serviços de saúde.
Na edição de 2008, o evento contou com 440 empresas estrangeiras que vieram de 33 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Dinamarca, Egito, Espanha, EUA, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Malásia, Paquistão, Polônia, Portugal, República Checa, Rússia, Reino Unido, Singapura, Suíça, Taiwan e Uruguai. A expectativa para 2009 é que esse número seja ampliado.
Tanta diversidade de produtos e serviços também atrai compradores de todo o mundo. Na edição passada, foram 2.780 visitas estrangeiras, de 70 países: África do Sul, Alemanha, Andorra, Angola, Antilhas Francesas, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Caribe, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Cuba, Dinamarca, Egito, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Guatemala, Guiana, Holanda, Honduras, Índia, Israel, Itália, Jamaica, Japão, Líbia, Malásia, Marrocos, México, Micronésia, Mônaco, Nicarágua, Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, República Tcheca, Romênia, Rússia, Senegal, Sudão, Suíça, Suriname, Tailândia, Taiwan, Tunísia, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.
-
-
Para a edição de 2009, a expectativa dos organizadores é receber mais de 3.000 importadores, com grande destaque para missões empresariais e representantes de Ministérios da Saúde de diversos países. A equipe da Hospitalar vem realizando um grande programa de promoção e divulgação internacional através de uma série de visitas em países da América Latina e América Central, além das tradicionais participações em feiras internacionais, como a MEDICA (Alemanha) e Arab Health (Emirados Árabes Unidos).
Setorização – Por reunir empresas de todos os segmentos da área da saúde, a Hospitalar investe em uma total setorização da feira, facilitando as visitas e otimizando o tempo dos profissionais. “A diversidade de áreas no evento nos levou a concentrar empresas de um mesmo segmento de atuação em um único espaço. Com isso, agilizamos o contato entre expositores e compradores, contribuindo para tornar a Hospitalar cada vez mais eficiente”, disse Dra. Waleska Santos, presidente da Hospitalar .
Essa setorização levou a Hospitalar a realizar verdadeiras “feiras dentro da feira”. Portanto, simultaneamente acontecem a Diagnóstica – 11ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos e Serviços para Análises Clínicas e Patologia; OdontoBrasil – 5ª Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Odontologia; Hospfarma – 7ª Feira Internacional de Produtos para Farmácias Hospitalares e Drogaria; e Reabilitação – 7ª Feira de Tecnologia e Assistência.
Maior fórum do setor – A Hospitalar também é reconhecida como o mais importante fórum da saúde da América Latina, reunindo lideranças nacionais e estrangeiras para discussão de novos conceitos em gestão de saúde. A feira reúne cerca de 60 eventos, entre congressos, seminários, workshops e reuniões setoriais, com foco em gerenciamento e otimização dos recursos financeiros e humanos dos estabelecimentos de saúde.
Neste contexto merece destaque a parceria da Hospitalar com as mais importantes entidades setoriais, responsáveis pela realização dos congressos e seminários dentro da feira, como CNS (Confederação Nacional de Saúde), FENAESS (Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde), SINDHOSP (Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo), ABIMO (Associação Brasileira da Indústria Médico-Odontológica),Centro Universitário São Camilo, ABO (Associação Brasileira de Odontologia), ONA (Organização Nacional de Acreditação), ABIMED (Associação Brasileira de Importadores de Produtos Médico-Hospitalares), ANAHP (Associação Nacional dos Hospitais Privados) e SBPC/ML (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial).
Fonte: Portal Fator Brasil