No próximo dia 10, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro colocará em funcionamento o Centro Odontológico de Saúde Bucal do Idoso (Ceosbi). A unidade faz parte da proposta do governo municipal de oferecer aos idosos acima de 60 anos uma atenção diferenciada à saúde.
“Os idosos rio-clarenses não precisarão mais passar pelas unidades de saúde para receber atendimento odontológico”, afirma o médico Luiz Ângelo Albuquerque, presidente da Fundação de Saúde.
O Ceosbi funcionará em prédio na região central para facilitar o acesso aos serviços e evitará que os idosos sejam submetidos a qualquer tipo de peregrinação pelas unidades de saúde. “Os idosos farão o agendamento de consulta diretamente no Ceosbi”, afirma José Carlos Picka, diretor municipal de odontologia.
Para implantar os serviços odontológicos exclusivos para idosos, a Fundação Municipal de Saúde alugou um prédio na Rua 1, entre as Avenidas 7 e 9, e está finalizando a montagem dos equipamentos e a colocação dos móveis. No local funcionarão uma sala de raios-X, três consultórios e um laboratório de prótese.
Considerado um serviço pioneiro de atenção ao idoso, o Ceosbi fará restaurações, tratamento de canal, dentadura e prótese, tratamento de gengiva e prevenção de câncer bucal. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, sem intervalo para o almoço.
A equipe de trabalho terá 12 profissionais para atender a mais de 22 mil pessoas na faixa etária acima de 60 anos, residentes em Rio Claro. “Será um local com plenas condições de oferecer um atendimento da melhor qualidade”, afirma Albuquerque.
-
-
Fonte: Jornal da Cidade