fbpx

Incidência de cárie cai entre os alagoanos, aponta pesquisa nacional

Índice das crianças livres de cáries passou de 31% para 44%. Já entre os adolescentes o percentual foi reduzido em 30%

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada pelo Ministério da Saúde no ano passado aponta redução na incidência da cárie em todas as faixas etárias da população alagoana. Segundo o MS, contribuiu para essa reduçãoo funcionamernto dos 23 centros de especialidades odontológicas (CEOs) de Alagoas.

-

-

O estudo aponta que o índice das crianças livres de cáries passou de 31% para 44%. Já entre os adolescentes o percentual foi reduzido em 30%, se comparado com 2003, primeiro ano da pesquisa. O número de adolescentes que apresentaram alguma perda dentária caiu de 27% para 13% e o de adultos caiu 19% em sete anos, passando de 20,1% para 16,3%.

Já o percentual de adultos que passaram a tratar da saúde bucal aumentou 7,1% e o de idosos que necessitam de próteses totais caiu de 16% para 15%. A pesquisa foi realizada em 177 municípios brasileiros. Em Alagoas, participaram os municípios de Maceió e Viçosa.

Segundo o gerente do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Roberto Duarte, para realizar o estudo foram ouvidas 38 mil pessoas, divididas em grupos de cinco faixas etárias. Para obter este resultado positivo, ainda segundo ele, o MS investiu no Programa Brasil Sorridente R$ 600 milhões no ano passado.

-

-

“Além destes investimentos, atualmente em Alagoas existe uma unidade móvel de saúde bucal em Viçosa e o Programa Brasil Sorridente também tem financiado a implantação de sistemas de fluoretação de água de abastecimento público, cuja medida reduz em até 50% o risco de cárie”, frisou Roberto Duarte.

Fonte: Ascom/Sesau

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.