Álcool+cigarro: 10 x mais riscos de câncer bucal, que mata 5 mil brasileiros/ano. HPV vitima também + de 5 mil mulheres
-
-
Prevenir e conscientizar sobre os riscos do câncer bucal, que mata 5 mil brasileiros (Inca) a cada ano, é o objetivo da Campanha Sorria para a Vida – Pense Saúde, Pense Saúde Bucal que a Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD) lança dia 20 de março próximo, na Av. Paulista, sob a marquise da Fiesp (Av. Paulista 1313.
Jovens e idosos – O câncer bucal tem entre seus maiores riscos o tabaco, o alcoolismo e o HPV, que podem infectar boca, garganta, orofaringe e colo do útero, este tipo matando outras 5.430 mulheres (Inca) e incidindo fortemente entre idosos e jovens por falta de orientação e proteção. A projeção total de casos de câncer, em todas as suas formas, é de 600 mil brasileiros para 2018 e mais 600 mil em 2019, segundo dados do Inca.
O diagnóstico precoce de infecções e lesões bucais será feito por cirurgiões-dentistas voluntários em dois odontomóveis. Esa campanha é feita ininterruptamente desde 2014
-
-
Quem realiza – A Campanha Sorria para a Vida é realizada pela Associação Brasileira de Cirurgiões-dentistas (ABCD), Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), Conselho Regional de Odontologia (CRO-SP) e Associação Brasileira da Indústria e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo).
Missão – Para Silvio Cecchetto, que preside a ABCD, a Sorria para a Vida, nesta 5ª- edição com o lema “Pense Saúde, Pense Saúde Bucal”, é mais do que uma ação, tornou-se uma missão para a nossa entidade e para os 700 cirurgiões-dentistas voluntários que estão conosco desde o início”. “A parceria que temos com a APCD, o CRO-SP e a Abimo mostra que a Odontologia está unida e forte e isto valoriza a nossa profissão e a saúde em geral da população, pois não há saúde integral sem saúde bucal”, destaca.
Salvar vidas – Cecchetto concorda com Claudio Miyake, presidente do CRO-SP, que afirma: “Se salvarmos uma vida com a Sorria para a Vida, todo o nosso esforço vale a pena”.
Apoio da indústria da Saúde – Para Paulo Fraccaro, superintendente da Abimo, “muitas pessoas não percebem os graves problemas de saúde que podem ter quando não cuidam preventivamente dos dentes”. “Nossa parceria Comsaude, Abimo, e ABCD propicia a toda a infraestrutura da Fiesp, aproveitando a enorme quantidade de pessoas que circula na Paulista. Por detrás dessa nossa parceria está o apoio da indústria da saúde e de toda a cadeia produtiva, unida em prol da saúde bucal.”
-
-
Faça parte! Fale conosco:
Editabr 11 981829122 – 11 981829124
Fonte Jornal do site