A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Oeste, através da coordenadoria de odontologia, deu início neste mês ao serviço de atendimento móvel de odontologia. O Odontomóvel foi adquirido em razão da grande dificuldade do transporte de alunos até as unidades de saúde. “Além disso, eles perdiam conteúdo escolar, pois tinham que ficar na unidade até que o último paciente fosse atendido”, disse o coordenador de odontologia, dr. Marielso Staudt.
O Odontomóvel de acordo com escala previamente determinada atende a cinco escolas municipais, três Centros de Educação Infantil e outros seis bairros mais distantes. Em parceria com o Conselho Municipal de Segurança, a coordenadoria de odontologia, também procedeu o levantamento epidemiológico na delegacia e atende também com o Odontomóvel a aproximadamente 50 presos locais.
De acordo com Marielso, o serviço móvel está realizando em média 70 atendimentos semanais, previamente agendados. “Nas escolas e CEI’s o resultado é ainda melhor, pois os alunos não perdem mais aulas e nem necessitam sair da escola para receber o atendimento”, diz o coordenador. Ele lembra ainda que hoje, em razão do diferencial, inclusive a rejeição ao tratamento dentário foi reduzida pelas crianças.
“O atendimento aos bairros e distritos é muito importante”, ressalta Marielso Staudt, salientando que as pessoas, especialmente crianças e idosos não precisam percorrer grandes distâncias para o atendimento. Ele destaca ainda o excelente trabalho feito pelas agentes comunitárias de saúde, com todo o agendamento para podermos cumprir as escalas em cada local do atendimento.
O coordenador de odontologia fez questão de ressaltar ainda a excelência do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, que foi criado para combater o grande problema de saúde bucal, com uma série de ações para pessoas de todas as idades. “Tem sido um grande parceiro dos município no combate aos problemas dessa área”, disse Marielso.
-
-
Fonte: Cruzeiro do Oeste/Assessoria