Propostas de Trabalhos de Livre Inscrição, apresentadas por profissionais e estudantes, é 41,6% maior do que última edição do congresso. Em 2010, o maior evento de Odontologia da América Latina vai reunir, a partir de 30 de janeiro, cerca de 70 mil participantes do Brasil e do Exterior. Dos mais de 1.700 trabalhos inscritos, cerca de mil deverão ser selecionados.
-
-
Em 18 de dezembro, o Comitê Científico do 28o Ciosp – Congresso Internacional de Odontologia vai divulgar a relação de Trabalhos de Livre Inscrição selecionados para apresentação no congresso, que acontece de 30 de janeiro a 03 de fevereiro, no Pavilhão de Exposições e no Palácio de Convenções do Anhembi. Uma boa oportunidade para os profissionais e estudantes mostrarem suas pesquisas nas áreas científica e clínica, esses trabalhos são divididos em cinco categorias: mesas demonstrativas, painéis, fóruns clinico e científico e temas livres. Este ano, o número de proposta superou em 41,6% o de 2008 – 1.704, contra 1.200. Deste total, deverão ser selecionados cerca de mil, que serão divulgados pelo site www.ciosp.com.br.
A APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, promotora do Ciosp, oferece três premiações para esse tipo de pesquisa: o Prêmio Christa Feller (temas livres), o Prêmio José Gustavo Paiva (melhor trabalho na categoria Painel Acadêmico) e o Prêmio Francisco Degni (melhor projeto em Fórum Clínico).
-
-
Além dos Trabalhos de Livre Inscrição, o 28o Ciosp, carinhosamente apelidado de Congressão, vai promover mais de 100 cursos, 20 workshops e hands-on, três simpósios e dezenas de palestras sobre tecnologia. Paralelamente, haverá a 13ª Fiosp (Feira Internacional de Odontologia de São Paulo), o 4o Enlec (Encontro Latino-Americano de Equilavência Curricular), o Encontro de Coordenadores de Saúde Bucal, o PEP (Projeto de Ensino e Pesquisa) e o projeto social da APCD Odontologia Comunidade, com apresentações teatrais e atividades para crianças e idosos. O público esperado é de 70 mil pessoas, entre profissionais, acadêmicos e estudantes.
As adesões ao congresso e as inscrições para os cursos podem ser feitas até 22 de janeiro pelo site www.ciosp.com.br ou pelo telefone 0800-128555, de segunda a sexta-feira, das 10 às 22 horas. A partir desta data, só no local do evento. Os cursos vão acontecer em três espaços distintos: Palácio das Convenções e Pavilhão das Exposições (rua Olavo Fontana, s/n) e na APCD (rua Voluntários da Pátria, 547).
Ao acessar o site oficial, é possível conhecer e reservar vagas para algumas facilidades oferecidas pelo Ciosp. Como a expectativa é de que as mulheres sejam cerca de 65% do público esperado, a organização criou o Criançódromo – uma área para que mães e pais possam deixar seus filhos de zero a 11 anos enquanto freqüentam os cursos ou visitam a feira comercial. Acadêmicos e recém-formados (até três anos), que moram fora da Capital, podem ficar em uma das 1.500 vagas do alojamento na Unisantana (próximo ao Anhembi). A APCD também conta com um Departamento de Turismo para auxiliar os congressistas com passagens, traslados, hospedagem e transporte.
Aperfeiçoamento profissional
-
-
O compromisso do “Congressão” é oferecer aos profissionais atualização científica, a fim de contribuir para os processos de reciclagem e aperfeiçoamento. “Ao participar do Ciosp, o profissional entra em contato com tudo o que está acontecendo hoje na Odontologia. Cabe a ele processar essas informações e encontrar seu jeito pessoal de inovar para transformar”, afirma o professor José Ranali, da Unicamp, presidente do 28o Ciosp.
Ao todo são oferecidos mais de 100 cursos de atualização profissional, somando mais de 400 horas de atividades que abrangem todas as áreas de odontologia, como periodontia, implantologia, ortodontia, endodontia, implante, prótese, odontopediatria, estética, prevenção, dentística, odontopediatria, oclusão e cirurgia. Além das áreas tradicionais, há cursos voltados para tratamentos alternativos como hipnose, laserterapia e terapias complementares como acupuntura e homeopatia.
Entre as novidades da 28a edição do Ciosp, está um seminário de Marketing, no qual sete especialistas vão falar de temas como gestão, marketing, empreendedorismo e os limites entre ética e propaganda na odontologia.
Em comemoração a uma década de realização do PEP – Projeto Ensino e Pesquisa, o 28o Ciosp vai promover no dia 02 de fevereiro uma programação especial sob o tema “Dez Anos de PEP e a Formação do Cirurgião-Dentista”. Desde 1998, o projeto é realizado durante o congresso para debater assuntos importantes ligados ao ensino e pesquisa de Odontologia.
A programação especial prevê uma homenagem à idealizadora do PEP, a professora Elenice Nogueira Gonçalves, e debates sobre a formação do cirurgião-dentista, sob os pontos de vistas clínico, ético e de investigação científica.
Além dos cursos, oportunidades de negócios
A Feira Internacional de Odontologia de São Paulo que, em 2010 terá a sua 13ª edição, é um espaço consolidado entre expositores e congressistas, principalmente por conta das oportunidades de negócios e dos preços promocionais para aquisição de equipamentos e material de trabalho. Em 2010, a Fiosp espera reunir cerca de 400 expositores, com empresas do Brasil e de mais de 20 países, que vão expor as novidades em matéria de tecnologia, produtos e serviços na área odontológica.
Até novembro, já haviam reservado espaços expositores da Alemanha, Argentina, Austrália, China, Colômbia, Coréia, Costa Rica, Estados Unidos, Espanha, Finlândia, França, Israel, Itália, Japão, Nova Zelândia, Paquistão, Suíça e Taiwan. A representação chinesa vai triplicar em 2010: passará a 21 estandes, contra sete em 2009.
Equivalência Curricular
Desde 2007, o Enlec (Encontro Latino-americano de Equivalência Curricular) trabalha a integração do ensino superior nos países da região. O objetivo é possibilitar a criação de programas de internacionalização que, acima de tudo, possam contribuir para que o nível do ensino seja cada vez mais elevado. Os programas devem também facilitar a mobilidade de estudantes e docentes, o intercâmbio de idéias e experiências e o desenvolvimento de um modelo de boas práticas em educação superior que redundem em resultados eficazes.
Projeto Social
O Projeto OdontoComunidade, desenvolvido pela APCD, aproveita o “Congressão” para dar continuidade do projeto social SOS Sorriso Saudável que, desde 1992, transforma crianças de escolas públicas e comunidades carentes em Doutores Mirins de Saúde Bucal. Esses pequenos “doutores” tornam-se multiplicadores de informações sobre prevenção de doenças bucais dentro da família, comunidade e amigos.
No Ciosp, os Doutores Mirins transmitem seus conhecimentos a outras crianças dentro de uma área especial, com escovódromo e local para higienização e controle de placa bacteriana, além de palco e palestras. Desde 2001, já foram formados cerca de 800 “Doutores Mirins” que disseminaram informações para 16 mil crianças durante as edições do congresso.
Há dois anos, o projeto passou a atender também os idosos, que recebem orientações sobre câncer bucal, higienização de prótese, alimentação e medição de glicemia, entre outros assuntos. A equipe que trabalha no congresso é multiprofissional e conta com dentistas, estudantes, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos em saúde bucal. Desde 2007, 1.500 idosos já visitaram e participaram do projeto.
Fonte: Blog do Ciosp