Desde 2006, com a implantação e reestruturação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), o município de João Pessoa deu um salto qualitativo nos serviços de saúde bucal especializado. A cidade saiu de último (em 2005) para o primeiro lugar do Nordeste, em 2007, em cobertura de ações especializadas em saúde bucal.
-
-
De acordo com o Data SUS do Ministério da Saúde, João Pessoa realizou 120.296 procedimentos odontológicos especializados em 2007, numa média de 0,18 procedimentos por pessoa, o que representa 54% acima da média do Nordeste. O município também conquistou o segundo lugar, em 2007, em procedimentos odontológicos realizados na Atenção Básica. Enquanto em 2004 foram realizados 335.951 procedimentos, no ano passado foram 556.506, um crescimento de 61%.
Os investimentos feitos em Saúde Bucal de 2005 a 2008 na reforma e ampliação de CEO, compra de insumos e instrumentais e contratação de equipe de manutenção de equipamentos da rede, somaram R$ 2.347.454,54. Os resultados desses investimentos e na política de saúde bucal também são positivos em números de procedimentos básicos, de primeira consulta, índices de cáries e na redução de extrações.
Balanço – O coordenador de Saúde Bucal do Município, Edson Hilan, lembrou que em 2005 quando a atual gestão assumiu, o município encontrava-se “numa situação deplorável de abandono das equipes de saúde da família, como também dos consultórios odontológicos”.
-
-
Ele disse que 26 consultórios odontológicos permaneciam nos corredores da Secretaria de Saúde, 59 encontravam-se nas Unidades de Saúde sem estar instalados e cinco em estoque no almoxarifado. “Todos os consultórios odontológicos foram instalados e equipados, dando condições aos cirurgiões-dentistas para atender aos usuários de forma digna”, observou.
Edson Hilan ressaltou que os resultados obtidos pela gestão com a implantação da saúde bucal podem ser verificados pelo fato de que enquanto cresce o número de procedimentos realizados há a queda em 44% do número de extrações e a redução do índice de cáries em crianças e adultos.
Em João Pessoa existem três Centros de Especialidade Odontológica (CEO): um no Centro, outro em Mangabeira e um terceiro no Cristo Redentor. Nos anos de 2006 e 2007 foram realizados cerca de 130.000 atendimentos especializados e aproximadamente 14.000 considerados de urgência (Dados do Boletim de Produção Ambulatória – BPA).
Especialidades – O CEO do Centro oferece 21 consultórios odontológicos e dispõe também do serviço de Urgência Odontológica (24 horas) todos os dias da semana. São nove especialidades odontológicas: diagnóstico bucal, periodontia, odontopediatria, endodontia (tratamento de canal), cirurgia bucal, prótese dentária total e parcial temporária, radiologia bucal, restauração dental e atendimento a usuários com necessidades especiais. No ano de 2006, o CEO realizou 4.583 atendimentos; em 2007 foram 5.640 e em 2008 mais de 6 mil.
-
-
De acordo com o diretor do CEO do Centro pessoense, Danilson da Cruz, o serviço foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como um dos cinco mais importantes do País pela quantidade de consultórios instalados, equipe de trabalhadores, número de especialidades e atendimentos ofertados à população usuária. Ele destacou que com a implantação do Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), o CEO passou a ser a primeira experiência de oferta de prótese dentária em serviço público no município.
Fonte: Paraiba.com.br