fbpx

Liderança em odontologia

Uma das áreas mais difíceis de desenvolver liderança é a área de odontologia. Em quase todos os ramos de atividade, o líder da empresa ou de uma unidade de trabalho tem o papel principal de cuidar para que as coisas aconteçam da melhor forma, ou seja, o trabalho dele é efetivamente liderar um projeto, uma equipe. Nós, cirurgiões dentistas, via de regra, somos profissionais operacionais. O nosso principal papel (no sentido de uso de tempo) é efetivamente entregar o trabalho que nos propusemos fazer. Não temos muito tempo para cuidar da liderança.

-

-

Bem, o que está escrito acima é fato, é verdadeiro. Explica, mas não justifica. Não tira a nossa responsabilidade. Temos que ser líderes. Se é assim, precisamos entender um pouco o que é essa tal de liderança. Em certa ocasião, já como professor de práticas gerenciais, ao passar uma atividade, um aluno me encaminhou a proposta de seu trabalho com título “liderança de resultados”. A pergunta que fiz a ele foi: “Você conhece alguma liderança que não seja por resultado?”. Resultado não quer dizer apenas resultado financeiro, quer dizer resultado (qualquer que seja). Isso também vale para a odontologia. Temos um resultado a atingir. Em assim sendo, há que se ter líder.

O seu papel como líder é trabalhar para garantir que todas as atividades dentro do seu consultório levem ao melhor produto possível, realizado dentro do menor tempo possível, com o menor custo possível.  Nesse custo entra, também, a saúde de seus colaboradores. Aliás, eu fico impressionado como os profissionais da saúde insistem em desprezar a saúde própria e de seus colaboradores. O líder deve buscar a sustentabilidade de seu negócio. Ter visão sistêmica. Agir sabendo que existe presente, passado e futuro (não necessariamente nessa mesma ordem). O líder tem que cuidar da missão (o que você se propõe a fazer), da visão (o que sua empresa – consultório – vai ser até um determinado tempo proposto) e dos valores com os quais quer contar para seguir essa caminhada. Você começa a formar uma equipe quando sabe o que quer ser.

O líder é alguém que sabe fazer perguntas (aos outros e a si mesmo). Uma das perguntas que você, cirurgião dentista, deve saber fazer é: “por que contratei as pessoas da minha equipe?”. Essa pergunta deve ter, ao menos, duas vertentes de resposta. A primeira é pelo lado do cargo. Quais atividades são necessárias para que eu consiga um melhor resultado (em todos os âmbitos)? Esse conjunto de atividades pode ser feito apenas por uma pessoa (levando-se em consideração o quesito legal, tempo de execução e competência)? Já a segunda vertente a ser respondida é: qual é a obra dessa pessoa? O que a faz se realizar profissionalmente?

-

-

Você deve estar pensando: como uma pessoa vai se realizar profissionalmente sendo, por exemplo, auxiliar de consultório dentário? Parece realmente difícil, mas não é. Aqui entra um outro papel do líder: dar motivo ao trabalho. Você deve preparar a pessoa que cuida dos serviços gerais (faxina, copa, etc.), sua administradora (se tiver), sua ACD e sua THD para que, indagadas sobre o que fazem, respondam de coração: cuidamos da saúde bucal das pessoas.  Todas as pessoas em uma organização devem executar suas atividades com base em seu  propósito (missão, visão e valores).

É fato que os maestros tenham uma enorme dificuldade em encontrar pessoas para ser o “segundo violino”. Este não aparece como destaque, mas é peça fundamental em uma obra musical. Cabe a ele, maestro, promover um ambiente de reconhecimento dentro de sua equipe. Cabe isso a você também. Tendo a primeira vertente acima descrita, respondida de forma correta, o seu trabalho não é mais importante do que o da sua ACD para que se consiga o resultado esperado. Você precisa reconhecer isso. Você precisa fazê-la reconhecer isso. Liderança pressupõe reconhecimento. Reconhecimento é conhecer novamente. O trabalho é uma forma muito eficaz de nos fazermos reconhecer (a si próprios). O seu trabalho espelha a sua personalidade. Quando uma pessoa quer reconhecimento, ela quer apenas que você promova um ambiente para que ela própria se reconheça, ou seja, se conheça de novo, atualize a sua visão de si mesma.

Se quisermos atingir excelência no nosso trabalho em odontologia, se quisermos, também, ter o nosso “re-conhecimento”, precisamos cuidar da nossa equipe e prepará-la para o futuro, para a obra que queremos realizar. Todos em uma equipe têm que ser parte dessa obra. É uma crueldade com o CD, mas é assim: ou você vira um verdadeiro líder ou terá um longo passado pela frente.

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.