De 29 de janeiro a 1o de fevereiro, São Paulo será palco do maior evento de Odontologia da América Latina. É quando acontece o Congresso Internacional de Odontologia do Centenário, que vai dar início às comemorações dos 100 anos da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Sob o tema “Agregar para crescer”, a edição especial terá muitas novidades: de casa nova, será realizada no Expo Center Norte, sem cobrança de taxa de adesão para toda a classe odontológica e uma grade científica com três novas atividades – Curso Sequencial para Clínica Diária, Soluções Clínicas e o Curso Nacional para Acadêmicos – além de mais conferências internacionais. “Com uma proposta inovadora, o congresso será histórico e único”, festeja o presidente do evento, Silvio Cecchetto.
-
-
O encontro deverá receber em quatro dias 50 mil pessoas – entre profissionais, acadêmicos e expositores – do Brasil e do Exterior. Serão 220 ministradores para comandar mais de 100 cursos, conferências clínicas, simpósios, workshops, hands-on, atividades multidisciplinares. Só as oito conferências clínicas reunirão 56 ministradores; as quatro atividades multidisciplinares, 28, e os quatro cursos para Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e Técnicos em Prótese Dentária, 24.
Paralelamente, haverá a Feira Internacional de Odontologia de São Paulo, o PEP – Projeto de Ensino e Pesquisa e o projeto social da APCD, o Odontologia Comunidade, com apresentações teatrais e atividades especiais para crianças e idosos.
As adesões ao Congresso do Centenário e as inscrições para os cursos podem ser feitas até 23 de janeiro pelo site www.apcd.org.br/centenario ou pelo telefone 0800-128555, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas. A partir desta data, só no local do evento.
-
-
Ao acessar o site oficial, é possível conhecer e reservar vagas para algumas facilidades. Como as mulheres representam 65% do público, a organização criou o Criançódromo – uma área para que mães e pais possam deixar seus filhos de zero a 11 anos enquanto frequentam os cursos. A APCD também conta com um Departamento de Turismo para auxiliar os congressistas com passagens, traslados, hospedagem e transporte.
Aperfeiçoamento profissional
Coordenada pelo professor-doutor em Periodontia da Unicamp, Antônio Wilson Sallum, a grade científica do congresso de janeiro contará com um time de conferencistas internacionais. Já confirmaram presença os professores-doutores Anton Sculean (Universidade de Berna, na Suíça), Giuseppe Cardaropoli (Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey, nos Estados Unidos), Homayon Zadeh (University of Southern California, nos Estados Unidos), Josep M.Ustrell (Universidade de Barcelona, Espanha), Luc Van Der Sluis (Academic Centre for Dentistry Amsterdam, na Holanda) e Vito Antonio Malagnino (Università di Chieti Pescara, na Itália).
Para esta edição, algumas mudanças tornarão mais atraentes, dinâmicas e multivariadas as atividades de atualização profissional. Por exemplo, haverá oito conferências clínicas. Cada uma contará com sete ministradores de especialidades distintas. Eles vão se revezar em apresentações de 50 minutos para abordar questões que ocorrem nos consultórios. Falarão profissionais de 20 áreas: Anestesia, Biomateriais, Cirurgia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Dentística, Endodontia, Estética, Estomatologia, Florais (terapia), Hipnose, Implante, Laser, Odontogeriatria, Odontopediatria, Pacientes com Necessidades Especiais, Patologia, Periodontia, Prótese, Semiologia e Terapêutica.
-
-
A série de Soluções Clínicas será composta por 12 palestras. O ministrador de cada palestra vai apresentar um problema para o qual vai propor várias soluções possíveis. Serão abordados casos em nove áreas: Cirurgia, Dentística, Estética, Halitose, Odontopediatria, Periodontia, Prótese, Radiologia e Reabilitação.
Os oito cursos nacionais para acadêmicos visam ampliar o conhecimento em Cirurgia, Dentística, Diagnóstico, Endodontia, Implante, Microcirurgia e Periodontia de alunos de graduação, pós-graduação e especialização.
Haverá ainda cursos internacionais, cursos sequenciais, nacionais clínicos e avançados, atividades multidisciplinares, workshops e hands-on. A grade promoverá também cursos voltados para os profissionais de Saúde Pública e para os Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal e Técnicos em Prótese Dentária.
O congresso é uma oportunidade para os profissionais e estudantes apresentarem seus trabalhos, seja na área científica ou clínica. Os trabalhos de Livre Inscrição são divididos em cinco categorias: mesas demonstrativas, painéis, fóruns clínico e científico e temas livres. As inscrições poderão ser feitas até 20 de novembro pelo site oficial do evento. A lista dos selecionados pela Comissão Cientifica para apresentação no congresso será divulgada em 10 de dezembro.
Durante o encontro, a APCD oferece três premiações: o Prêmio “Christa Feller” (temas livres), o Prêmio “José Gustavo Paiva” (melhor trabalho na categoria Painel Acadêmico) e o Prêmio “Francisco Degni” (melhor projeto em Fórum Clínico).
Além dos cursos, oportunidades de negócios
A Feira Internacional de Odontologia de São Paulo é um espaço consolidado entre expositores e congressistas, principalmente por conta das oportunidades de negócios e dos preços promocionais para aquisição de equipamentos e material de trabalho. Empresas do Brasil e de 16 países já reservaram espaços para expor as novidades em matéria de tecnologia, produtos e serviços na área odontológica. Dentre os expositores estrangeiros, estão representantes da Alemanha, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Coréia, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Israel, Itália, Paquistão, Suécia, Suíça e Taiwan.
Projeto Social
O Projeto OdontoComunidade, desenvolvido pela APCD, aproveita o Congresso Internacional de Odontologia do Centenário para dar continuidade ao projeto social SOS Sorriso Saudável que, desde 1992, transforma crianças de escolas públicas e comunidades carentes em Doutores Mirins de Saúde Bucal. Esses pequenos “doutores” tornam-se multiplicadores de informações sobre prevenção de doenças bucais dentro da família, comunidade e amigos.
No congresso, os Doutores Mirins transmitem seus conhecimentos a outras crianças dentro de uma área especial, com escovódromo e local para higienização e controle de placa bacteriana, além de palco e palestras. Desde 2001, já foram formados cerca de 800 “Doutores Mirins” que disseminaram informações para 16 mil crianças durante as edições do congresso.
Há três anos, o projeto passou a atender também os idosos, que recebem orientações sobre câncer bucal, higienização de prótese, alimentação e medição de glicemia, entre outros assuntos. A equipe que trabalha no congresso é multiprofissional e conta com Cirurgiões-Dentistas, estudantes, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos em saúde bucal.
Fonte: Assessoria imprensa APCD