Mulheres tentando engravidar devem ser avisadas sobre a importância do uso de fio
-
-
dental e da escovação dentária, uma vez que cientistas da University of Western Australia descobriram que a boa higiene bucal pode colaborar para que a gravidez ocorra dois meses mais rapidamente, já que as doenças periodontais causam inflamações que podem contaminar o sistema circulatório, prejudicando outras partes do corpo.
Para a descoberta, os cientistas acompanharam 3.500 mulheres ao longo de suas gestações, perguntando como e por quanto tempo elas haviam planejado a gestação, descobrindo que aquelas que possuíam problemas peridontais levaram cerca de sete meses até engravidar, enquanto as que se mantinham saudáveis levaram apenas cinco meses.
-
-
Os cientistas também confirmaram estudos prévios que sugeriam que a idade, peso e o fato de ser ou não fumante impactam na capacidade de engravidar. “Este é o primeiro estudo que comprova que a doença periodontal exerce influência negativa na fertilidade de forma tão importante quanto a obesidade”, disse o Professor Roger Hart, autor da pesquisa, que não identificou quaisquer ligações entre o nível social da mulher e sua fertilidade.
O cientista sugeriu que todas as mulheres que estejam tentando engravidar visitem o dentista com regularidade para checar problemas bucais. Os problemas peridontais já foram relacionados a abortos e partos prematuros, assim como doenças cardíacas, diabetes do tipo 2, problemas renais e respiratórios.
Fonte: jornal britânico Daily Mail