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Marketing de Relacionamento em Odontologia – Parte I

Alguns renomados autores definem marketing de relacionamento como um estado da arte. Esses autores afirmam que o marketing de relacionamento surgiu em resposta às novas exigências do mercado, que incluem uma nova forma de relacionamento entre prestadores de serviços e consumidores (leia-se clientes/pacientes), e ao crescimento da fragmentação do mercado. No mercado atual, altamente competitivo e turbulento, relacionamentos de longo prazo com os clientes são vistos como vantagens competitivas para as empresas.

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Criar um relacionamento duradouro com o seu paciente é fundamental para o sucesso de seu “negócio”. Mimar o paciente, hoje se tornou um diferencial no segmento da saúde e em Odontologia não seria diferente. Ambientes agradáveis substituíram os antigos consultórios com paredes brancas recheadas com diplomas de cursos. Hoje a tecnologia já permite aos pacientes ver um filme com óculos especiais, relaxar ao som de músicas de seu agrado, receber uma massagem relaxante na própria cadeira enquanto está sendo atendido entre tantas outras possibilidades.

Motive sua equipe, ouça opiniões de pacientes, aceite sugestões, teste idéias, invente, dê uma reviravolta em seus conceitos, ou seja, quebre paradigmas[1].

Descubra o seu potencial e não fique de fora dos novos tempos, crie relacionamentos duradouros com seus pacientes e faça deles a chave de seu sucesso. Contagie-os com seus métodos estimule-os a divulgar suas técnicas e habilidades. Por mais avançada que esteja a publicidade atual, nada substitui uma boa indicação pessoal.

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O código de ética da Odontologia exige certos limites, respeite-os, mas crie alternativas viáveis. Boletim informativo de seu consultório, Site, News Letter (boletim eletrônico) etc. Use sua criatividade e não se incomode de “copiar” idéias bem sucedidas, isto em administração se chama Benchmark.[2]

Consultórios bem sucedidos, agendas lotadas, horários completos, não são utopia. Mesmo em tempos de crise, bons profissionais, que mantém relacionamentos duradouros com seus pacientes são recompensados. Relacionamentos duradouros precisam ser cultivados, sem radicalismos e com muito bom senso (cartas a cada mês com mensagens vazias, chateiam ao invés de fidelizar!). Treine sua equipe em regras simples de boa educação e obedeça-as você também. Um consultório com ambiente agradável, revistas atualizadas, música ambiente discreta, pinturas sóbrias, são dicas importantes.

Seja detalhista, mas não esqueça de dar o seu toque pessoal, não deixe a tarefa de “moldar” o seu ambiente nas mãos de terceiros, pois afinal ela é muito importante para o seu negócio. Aceite sugestões e idéias, mas participe ativamente desta tarefa.

E finalmente não esqueça de tratar da melhor forma possível àquele que no fim das contas é o foco de todo o seu esforço, ou seja, o seu paciente.

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Leia a segunda parte deste artigo, Marketing de Relacionamento parte II – Uma abordagem da satisfação


[1] Quebrar paradigmas é, em uma análise simples, mudar, inovar, progredir de alguma forma, tendo assim, uma visão mais abrangente e evoluída da vida.

[2]A expressão benchmark é comumente utilizada no meio empresarial para definir estratégias de comparação e balizamento entre empresas, produtos e serviços de sucesso. Em outras palavras, as empresas utilizam a técnica do benchmark para conhecer quem faz melhor algum produto ou serviço, e a partir daí aprender com suas estratégias de sucesso e erro. Afinal, para se atingir o sucesso é necessário arriscar e quem arrisca está exposto às duas situações.



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