fbpx

Mascar goma pode ajudar evitar cáries

Estudo mostra que mascar chicletes que levam adoçante no lugar de açúcar é saudável, mas nada substitui a escovação

Criticado pelos dentistas durante muito tempo e tido como uma “bomba” pelos pais, mascar gomas pode ser um ato saudável. Ao contrário do que muitos acreditam, uma pesquisa publicada pelo Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial dos Estados Unidos (EUA), em 2007, mostra que os chicletes que levam adoçantes artificiais ao invés de açúcar são inofensivos e podem ajudar na prevenção das cáries. Mas profissionais advertem: a escovação dentária ainda é a maneira mais eficaz de remoção de placa bacteriana, conseqüentemente é a melhor conduta para a precaução de problemas odontológicos.

-

-


O estudo, elaborado pela pesquisadora e professora associada da Escola de Medicina Dental da Universidade Harvard (EUA), Catherine Hayes, revisa 14 estudos clínicos que avaliam os efeitos de adoçantes, como o sorbitol, quanto à incidência de cáries. A pesquisa mostra uma diminuição de cáries dentais com o uso destas substâncias. Entre 30% e 60% dos participantes que usaram gomas de mascar ou cremes dentais com adoçantes na fórmula apresentaram queda na incidência de cárie.


O mestre em saúde coletiva Ricardo Pianta explica que mascar chiclete sem açúcar pode ajudar a prevenir cáries porque, durante a mastigação, a pessoa estimula a salivação, que é um protetor natural dos dentes. “Mas é importante deixar bem claro que nada substitui a escovação dentária, que é o melhor modo de prevenção”, afirma. “Nós dentistas não indicamos o chiclete, principalmente para as crianças porque estimula um hábito que não é muito indicado, apesar de estimular a salivação e no mercado brasileiro não há produtos totalmente isentos do açúcar”, acrescenta.


De acordo com o professor titular em odontologia preventiva da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto de Magalhães Bastos, pesquisas realizadas nos últimos 40 anos mostram o impacto do xilitol, um adoçante natural, na ocorrência de cáries. “Estudos mostram que o xilitol é um produto não cariogênico, mas ainda não foi inserido no mercado nacional. Na península Escandinava e até mesmo na Argentina o uso deste adoçante natural é muito grande”, revela.

-

-


Pianta conta que o único produto à disposição no Brasil que usa o xilitol são as pastilhas Valda. “Existe uma tentativa de inserção no mercado brasileiro deste produto apesar do preço mais alto, o que seria muito bom para a qualidade bucal”, afirma. “Chicletes anunciam erroneamente a fórmula sem açúcar no Brasil. Todos são compostos por açúcar, mesmo que em quantidade mínima”, acrescenta.


Segundo Bastos, a substituição de açúcar por adoçantes em gomas de mascar é benéfica por evitar efeitos negativos. Mas a prevenção ativa das cáries neste caso é, segundo ele, apenas secundária. “Isso acontece porque as gomas estimulam a salivação, e a saliva é anticariogênica”, conta.


Mas cuidado: Pianta lembra que excessos são perigosos. Se a criança passar o dia inteiro mascando chiclete pode ter efeito negativo


Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

-

-

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.