Quando você usa fio dental, sua gengiva sangra? Se a sua resposta for afirmativa, procure rapidamente um periodontista. Você pode estar com gengivite! Essa doença, que significa inflamação na gengiva, é o primeiro alerta da boca de que a higiene não está sendo bem realizada. “Se não tratada, o quadro pode evoluir para periodontite e comprometer os dentes”, alerta Cássia Gil, diretora da Medial Odonto.
-
-
A gengivite é ocasionada pela má escovação dos dentes e a não utilização de fio dental diariamente, o que faz com que as placas bacterianas se acumulem em volta do dente, se calcifiquem (tártaro) e passem a irritar a gengiva. Como o papel dela é justamente o de proteger os dentes, eles passam a ficar mais expostos à ação das bactérias.
“O problema é que, pelo fato de os sinais da gengivite serem sutis, as pessoas apenas vão ao dentista quando sentem dor no dente e, até chegar a este estágio, passam-se anos. Alguns apenas buscam tratamento por volta dos 40 ou 45 anos de idade”, conta. O quadro é comum no Brasil, uma vez que, de acordo com o Ministério da Saúde, menos de 22% da população adulta tem gengivas sadias.
Quando a gengivite ainda está na fase inicial, ela pode ser tratada com uma melhora na escovação e uso diário do fio dental. Se o tártaro já tiver se formado, é preciso realizar uma remoção de tártato profissional no consultório. Nos casos mais avançados, é realizada raspagem das irregularidades nas raízes dos dentes.
-
-
Ter a gengiva saudável não auxilia apenas na preservação dos dentes. Atualmente, há estudos sobre a interferência da periodontite na saúde do coração e outros órgãos vitais. Por isso, o ideal é visitar o consultório dentário de seis em seis meses para que, caso seja constatado, o problema possa ser tratado ainda na fase inicial.
Saiba mais
Gengivite – inflamação da gengiva ocasionada pelo acúmulo de placa bacteriana. Os sintomas são sangramento da gengiva, seja espontaneamente ou durante escovação e uso de fio dental.
Periodontite – é o grau mais grave da gengivite, no qual osso e ligamentos de suporte dos dentes podem ficar comprometidos. Nos casos mais avançados, os dentes ficam abalados e há risco de perda
-
-