Este artigo poderia ser resumido nisso: tenha metas!
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Tenho treinado e orientado profissionais e equipes de todo o país quanto a ações de marketing e melhoria nos processos comerciais. Minha experiência mostra que trabalhar com metas bem definidas ajuda – e muito – a realização dos mais diversos projetos.
Só para colocar a forma como eu diferencio as palavras Objetivo e Meta: enquanto objetivo é a direção, o alvo observado de modo genérico e macro, a meta é a tradução deste objetivo em termos concretos e quantificáveis. Metas precisam ser específicas, mensuráveis, realizáveis e desafiadoras.
Permita-me sugerir alguns passos simples para ajudá-lo a trabalhar com metas:
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- Liste seus sonhos e transforme-os em objetivos específicos, escrevendo detalhadamente o que quer alcançar. Em seguida, transforme-os em metas. É fundamental que defina prazo para cada item e, principalmente, que eles sejam quantificáveis. Não adianta escrever, por exemplo, que quer “ter sucesso financeiro”. Prefira escrever algo como “alcançar uma retirada mensal de x reais a partir de junho deste ano”, etc.
- É importante que você defina estes objetivos e metas tanto para você no âmbito pessoal, quanto para o consultório (âmbito profissional). Alinhe seus objetivos pessoais aos profissionais. Se você quiser, por exemplo, “comprar um apartamento de x reais até o final do ano y”, transforme isso em metas específicas anuais e mensais e transporte para sua atividade profissional, ou seja, para os resultados que pretende obter no consultório. Isso ajuda muito.
- Use suas características e atributos pessoais e profissionais como ponto de partida. Seus pontos fortes e fracos precisam ser medidos e também transformados em metas. O que deve ser mantido? O que deve ser alterado?
- Faca uma lista bem completa de quais as competências que você precisa adquirir ou aperfeiçoar a fim de ser capaz de alcançar seus sonhos. Precisa melhorar seu comportamento? Reativar amizades? Fazer um curso? Treinar uma habilidade manual? Transforme isso em metas específicas.
- Trabalhe com a visão geral de que seus clientes sejam a peça mais importante, afinal de contas serão eles que te darão o prêmio desejado, ou seja, a realização de seu sonho, certo?
- Divida este seu projeto em etapas menores e, consequentemente, em sub-metas mensais para você e sua equipe. Compartilhe todas as metas da empresa com eles, pois precisam saber o que estão construindo e buscando.
- Comemore as sub-metas alcançadas.
- Amplie sua rede de relacionamentos e busque nisso todo tipo de ajuda e apoio que precisar. Mas não dependa disso para o sucesso e não culpe uma eventual falta de apoio por seu fracasso. Busque um perfil mais perseverante e determinado. Seja disciplinado. O sucesso vai depender de você.
- Revise seus objetivos maiores a cada ano.
É isso, não tem segredo. A minha fórmula do sucesso é essa: trabalho duro!! (Leia: Dez dicas para ter sucesso em odontologia (e na vida!)
Uma dica final: não queira ser quem você não é. Seja respeitável, admirável e desejado pelo mercado. Tenha amigos, seja ético e comprometido com seus clientes. Se você for honesto neste processo, o mercado irá reconhecer isso, mais cedo ou mais tarde.
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