fbpx

Métodos estéticos fazem o aparelho ortodontico “sumir”

orto 2008

ortodontia lingual   Aparelho lingual, fixado na parte interna dos dentes, oferece estética e é indicado para todos os casos aparelho ortodontico  invisivel
 

-

-


 


 


 

-

-


 


A Ortodontia dá aos pacientes dentes perfeitos em sua forma e função, promovendo beleza e saúde. Mas, para algumas pessoas, usar aparelho ortodôntico traz muitos incômodos, principalmente para adultos que passam pelo tratamento. Para estas pessoas, a ciência ortodôntica desenvolveu métodos mais estéticos, como a Ortodontia Lingual, o aparelho invisível e o de cerâmica. Estas e outras técnicas em Ortodontia serão apresentadas no 16º Congresso Brasileiro de Ortodontia (Orto 2008-SPO), que acontece 9 a 11 de outubro em São Paulo.


Bem escondido – O grande diferencial do aparelho lingual é ser fixado na parte interna dos dentes, próximo à língua, ficando, assim, oculto. Mesmo com esta relevante diferença, a técnica funciona tão bem quanto os aparelhos fixos convencionais. “O aparelho lingual é indicado para tratar qualquer caso e oferece os mesmos resultados que o convencional, ou vestibular. Hoje já existem estudos que comprovam isto”, explica a ortodontista Andréia Cotrim Ferreira, que vai palestrar sobre o tema no Orto 2008.


A especialista conta que este método também oferece mais estética quando é preciso extrair um dente durante o tratamento, pois permite que uma prótese seja colocada para substituí-lo, sem prejudicar o andamento do trabalho. Essas características estão fazendo com que a Ortodontia Lingual se popularize e seja cada vez mais procurada, principalmente por adultos, e também por profissionais interessados em se especializar na área.

-

-


Mas Andréia faz um alerta: “Para ser seguro, o tratamento com o aparelho lingual deve ser realizado por um profissional bem especializado”. Isto porque a técnica tem muitas particularidades em relação à convencional e qualquer erro pode trazer um prejuízo maior para a saúde bucal do paciente.


Invisível, branco ou autoligável – Outro método mais estético em Ortodontia é o aparelho invisível, que consiste numa peça transparente confeccionada para encaixar na arcada dentária de cada paciente e promover a movimentação dos dentes. Segundo Andréia, ele funciona como um aparelho móvel e, portanto, pode ser retirado em determinadas ocasiões e é indicado só para certos casos, pois não oferece o mesmo controle que os aparelhos fixos.


Além dele, há o aparelho fixo com bráquete (peça colada ao dente) de cerâmica branca, que é mais discreto visualmente do que os aparelhos metálicos. E ainda os aparelhos autoligáveis, que dispensam o uso das borrachinhas, usadas prender o fio metálico ao bráquete e que mancham e estragam rapidamente e, por isso, precisam ser trocadas pelo ortodontista todo mês. Com os autoligáveis, as consultas podem ser feitas a cada seis a 12 semanas.


Pequenas e rápidas correções – Pensando na beleza ao sorriso, foi desenvolvida na Ortodontia a complementação estética, que é feita após o fim do tratamento ortodôntico, quando os dentes ainda precisam de alguns ajustes estéticos, por estarem com tamanhos ou formatos diferentes entre si. “É como um acabamento no tratamento, feito junto com outras especialidades da Odontologia, como Implantes, Prótese e Dentística”, explica Andréia Cotrim.


A Ortodontia também resolve rapidamente problemas simples como dentes com espaços (diastema) e tortos (apinhamento), que são queixas estéticas muito comuns entre os pacientes. “Se estiver tudo bem com a função da arcada dentária, podemos fazer o alinhamento destes dentes em meses até, mas depois é preciso acompanhar o caso para eles não voltarem a desalinhar”, diz a ortodontista.


O Orto 2008 – O 16º Congresso Brasileiro de Ortodontia, que acontece de 9 a 11, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, é promovido pela Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO) e considerado o segundo maior congresso de Ortodontia do mundo em número de participantes (o primeiro é nos EUA), com expectativa de 4 mil pessoas para esta edição. Seu programa científico tem mais de 200 atividades apresentadas por 156 ministradores, 15 deles internacionais. Também haverá a feira comercial, com as novidades do setor.


Ortodontia pública – O Orto 2008 terá ainda um pré-evento gratuito no dia 8 de outubro. Será o Simpósio Ortodontia – Prevenção e Política Nacional de Saúde Bucal, que vai discutir a implantação do tratamento ortodôntico na rede pública, inserido no Sistema Único de Saúde (SUS). O simpósio é voltado para estudantes de graduação de Odontologia, professores da área e cirurgiões-dentistas, assistentes de consultório dentário (ACDs) e técnicos em higiene dental (THDs) que atuam na rede pública, e ainda será transmitido ao vivo, via videoconferência, para cerca de 100 universidades. O evento terá a participação de representantes do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca Jr., coordenador de Saúde Bucal, e Ana Estela Haddad, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde.


Democratizando o tratamento – Segundo o presidente do congresso, Flávio Cotrim-Ferreira, um dos objetivos do simpósio é mostrar que a Ortodontia não é uma ciência de elite e que há uma grande carência deste tipo de tratamento entre a população, para prevenir problemas bucais e de saúde futuros e oferecer mais qualidade de vida para o paciente, além do benefício estético. O evento também será importante para integrar o graduando, a universidade e o profissional ao serviço público, preparando-os para atuar nesta área, que hoje é a que mais emprega.


Serviço


16º Congresso Brasileiro de Ortodontia – Orto 2008


Data: 9 a 11 de outubro


Horário: das 8h30 às 19h0


Local: Palácio de Convenções do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo


Informações: www.ortociencia.com.br


 


Simpósio Ortodontia – Prevenção e Política Nacional de Saúde Bucal


Data: 8 de outubro


Horário: das 9h00 às 18h00


Local: Auditório Elis Regina do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana, São Paulo


Informações: secretaria@ortociencia.com.br e (+11) 2168.3400


Fonte: Jornal do site

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.