fbpx

Microscópio começa a ser usado em tratamentos odontológicos em MT

Ainda que o olho humano seja uma lente incrível e com grande facilidade de adaptação, é fácil compreender as mudanças que o uso da nova tecnologia acarreta

Mato Grosso já possui o que há de mais moderno na área tecnológica da odontologia no país. Agora, Cuiabá conta um microscópio com alto poder ampliação voltado também para tratamentos dentários. Graças ao novo equipamento, os pequenos canais presentes no interior dos dentes – que a olho nu podem chegar a ter o tamanho do ponto final deste texto – ganham dimensões até 40 vezes maiores. 
      
Ainda que o olho humano seja uma lente incrível e com grande facilidade de adaptação, é fácil compreender as mudanças que o uso da nova tecnologia acarreta. O tamanho dos objetos ao serem observados dependem da distância em que estão nossos olhos. Quanto mais longe estivermos do objeto, menor o veremos. 
      
Porém, não é possível se aproximar demais. O olho humano não consegue fazer foco a uma distância menor de 25 centímetros, e a esta distância, um odontólogo não consegue ver todas as pequenas dimensões da anatomia dos dentes. Sem o microscópio, os bons resultados dependem do tato e da experiência dos profissionais. 
      
De acordo com a odontóloga que utiliza o equipamento no tratamento de canais no estado, Wania Christina Figueiredo Dantas, é de grande importância que os procedimentos sejam realizados de forma eficiente. “Os canais são um ambiente propício para o alojamento e a proliferação de bactérias. Por isso é importante limpá-los bem, vedá-los, diminuindo assim as chances de que continue a infecção”, explica Wania. 
      
Para a odontóloga, que é especialista em endodontia – área responsável pelo estudo do tratamento dos tão temidos canais – o uso da tecnologia é um caminho sem volta: “Mesmo com o uso de tomografias, tem coisas que o exame não aponta. Um exemplo é o caso dos molares. A literatura diz que os molares têm quatro, podendo ter até cinco canais. A maioria dos profissionais tratam apenas três, porque o quarto canal é muito atrésico, sendo difícil de encontrar. Com o microscópio, eu tenho como tratá-lo e posso dormir tranquila sabendo que fiz um bom trabalho,” comemora

-

-


Fonte:24HorasNews

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.