-
-
Entre os dias 7 e 21 de abril, o Ministério da Saúde faz pesquisa epidemiológica das condições de saúde bucal de populações de cidades do Rio Grande do Sul. Posteriormente, os dados integrarão a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal. O trabalho será feito em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde
Pessoas nas faixas etárias de 5, 12, 35 a 44, e 65 a 74 anos serão visitadas em casa pelas equipes da pesquisa em 13 municípios: Alegrete, Bagé, Carazinho, Erval Grande, Ibirubá, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Sinimbu, Santo Antônio da Patrulha e Teutônia.
Entre 2002 e 2003, foi realizada a primeira pesquisa nesses moldes no Estado, que apontou, entre outros resultados, a evolução da incidência da cárie dentária: 72,25% dos bebês não apresentavam o problema, índice que cai para 40,7% entre as crianças de 5 anos, 34,26% aos 12 anos e 10,67% na adolescência.
A pesquisa vai contribuir para o planejamento de políticas públicas de saúde bucal. É muito importante que as famílias recebam os técnicos e se disponham a participar.
Fonte : Jornal do site