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Mudança de mercado pede mais atenção de dentista na gestão de seus negócios

Não há mais espaço para quem se forma e abre um consultório sem estar atento à gestão do mesmo

O mercado mudou para profissionais liberais. Não há mais espaço para quem se forma e abre um consultório sem estar atento à gestão do mesmo. Para conquistar clientes e vencer a concorrência, é preciso cuidar do marketing e das finanças do consultório ou escritório.

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Os dentistas constituem um exemplo clássico. De acordo com a professora da Fundação Faculdade de Odontologia da USP, Letícia Bezinelli, o diferencial, no caso do dentista, está na qualidade do atendimento. “O profissional terá de aprender a lidar com a gestão pessoal e empresarial, para ser completo”, disse.


“Antigamente, eram poucas faculdades. O profissional se formava e não encontrava problemas para conseguir clientes e manter sua clínica particular. Hoje, são mais de 200 faculdades e a concorrência é grande. Por outro lado, os pacientes estão mais exigentes, e têm mais acesso a informações”.


Mudanças

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Durante o 27º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, realizado na última semana de janeiro, a especialista alertou para as transformações ocorridas na área de odontologia. “Vivemos em um mercado veloz, dinâmico e de muita competitividade. É preciso ser criativo para lidar com essa nova situação e, sobretudo, valorizar as habilidades pessoais. Estamos em um tempo de mudanças e precisamos estar cada vez mais preparados para enfrentar os desafios”, afirmou.


“Atualmente, não basta fazer um bom diagnóstico e tratar o paciente, tem de saber comunicar a este paciente todos os passos, mostrar como o tratamento adequado poderá mudar sua vida para melhor. Assim, esse paciente passará a ser um grande divulgador do trabalho. Se um atleta precisa de tratamento, por exemplo, uma coisa é explicar exatamente todos os passos, outra é mostrar por que, se ele não tratar, prejudicará seu rendimento. Esse argumento acaba sendo mais relevante”.


Outra questão importante para o profissional moderno é a do marketing pessoal. “Claro que o dentista precisa de um bom site, de um folder do consultório, de uma logomarca moderna, bem como pode anunciar em veículos ou dar entrevistas. Mas o marketing boca a boca dos pacientes ainda é o melhor caminho e a melhor propaganda. É preciso lembrar que conseguir um paciente é cinco vezes mais caro do que manter um”, finaliza Letícia.


Fonte: Infomoney

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