Com o objetivo de reestruturar seis unidades de saúde bucal, que foram destruídas ou danificadas durante a enchente do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fará a entrega de mobiliário odontológico. A cerimônia de cessão acontece às 9 horas desta segunda-feira (4), na sede do órgão, e irá contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, do gerente do Núcleo de Saúde Bucal, José Roberto Duarte, além de prefeitos e secretários municipais de saúde.
-
-
A Sesau investiu R$ 51.520 para disponibilizar 16 armários, 16 escrivaninhas, 16 aparelhos de ar condicionado, 16 lixeiras e 32 cadeiras. Serão contemplados os municípios de Branquinha, Murici, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares.
Com este mobiliário, segundo o gerente de Saúde Bucal da Sesau, será possível restabelecer o atendimento à população dos seis municípios contemplados. Isso porque, de acordo com ele, atualmente os serviços odontológicos nestas localidades estão comprometidos e funcionando precariamente.
“Mas graças aos esforços do secretário da saúde, Alexandre Toledo, e do governador Teotonio Vilela Filho, a população destes seis municípios voltará a contar com atendimento normalizado. Isso significa que todos poderão cuidar da saúde bucal e, consequentemente pretendemos reduzir o número de alagoanos com problemas odontológicos”, ressaltou José Roberto Duarte.
-
-
Atenção especial – Mas a atenção dos técnicos da Sesau não se restringe apenas aos municípios de Branquinha, Murici, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares. Isso porque, desde o dia 18 de junho passado, foram disponibilizadas equipes para prestar assistência em saúde nos 28 municípios afetados pela enchente de 2010.
Além de mutirões epidemiológicos para evitar doenças de veiculação hídrica e de montar hospitais de campanha em Santana do Mudaú e Branquinha, os técnicos distribuíram insumos e medicamentos. Também foram realizados atendimentos emergenciais por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), montados laboratórios itinerantes e reconstruídas unidades de saúde, além de serem disponibilizados recursos para a reconstrução das unidades destruídas ou danificadas.
Fonte:Ascom Sesau