fbpx

Natal com saúde bucal, 2010 com sorrisos

O açúcar é o grande vilão para a saúde bucal, pois é ele que fornece matéria-prima para a formação da placa bacteriana e, consequentemente, da cárie.


As festas de fim de ano se caracterizam pela mesa farta, que deve
ser aproveitada com consciência para manter o sabor sem prejudicar a saúde.
A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta sobre os cuidados especiais com a saúde bucal nesta época, para que o sorriso se mantenha em 2010
 
Todo fim de ano tem aquela ceia farta e saborosa, mas que muitas vezes acaba em peso na consciência, ou em algum problema ou mal-estar real. Para chegar a um equilíbrio, sem prejudicar o prazer, nem a saúde, basta aproveitar a variada mesa com consciência e alguns pequenos cuidados. Neste momento, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) também chama a atenção para a saúde bucal, já que a boca é a porta de entrada de tanta fartura e também é responsável pela boa digestão e pelo bom paladar.
O açúcar é o grande vilão para a saúde bucal, pois é ele que fornece matéria-prima para a formação da placa bacteriana e, consequentemente, da cárie. 

-

-


É preciso ficar claro, no entanto, que o risco de cárie não está apenas nos alimentos doces, mas em todos os carboidratos, como os pães, massas, arroz, batata, cereais, entre outros, que começam a ser digeridos e transformados em glicose já na boca.
Além disso, muitos alimentos industrializados considerados salgados têm açúcar em sua composição, em especial os “salgadinhos” e outras guloseimas. Lembrando ainda que as bebidas, refrigerantes, sucos e cerveja, também são ricos em açúcar.
Escovação sempre, mas com cuidados – Por isso, com ou sem sobremesa, não se pode descuidar da higiene bucal, com escovação com pasta fluoretada e uso do fio dental. “O mais importante é não descuidar da limpeza da boca, já que a placa bacteriana não leva mais do que 15 minutos para começar a agir”, orienta o cirurgião-dentista Rodrigo Bueno de Moraes, consultor da ABO. O alerta ganha maiores proporções se a mastigação for feita antes de dormir, já que o fluxo salivar, que ajuda na limpeza, diminui durante o sono.
Mas o consultor da ABO também destaca que é desaconselhável escovar os dentes logo após comer, quando o meio bucal fica mais ácido e os dentes, mais frágeis. “O atrito da escovação neste momento pode causar erosão do esmalte dental. Melhor esperar de 20 minutos a meia hora para fazer a higiene.”
O perigo de “beliscar” – As festas de final de ano trazem um risco a mais para a saúde bucal, pois criam a situação ideal para se ficar comendo e “beliscando” por longos períodos, já que muitas famílias e amigos se reúnem por horas e horas em torno da mesa. A ingestão de alimentos e guloseimas nos intervalos das refeições principais favorece surgimento da cárie, pois, além de fornecer constantemente matéria-prima às bactérias, mantém o meio bucal ácido, o que favorece a ocorrência da doença.
Nestas situações, a ABO novamente destaca a higiene bucal como saída para diminuir este risco, alternando as refeições e os aperitivos com a escovação.
Desta forma, assim como a placa bacteriana vai sendo construída a partir dos restos alimentares, em seguida ela é destruída pela higienização, antes que comece a causar danos à boca.
Férias, período bom para a boca – Para quem não vai viajar, a ABO também indica as férias de final e começo de ano como um bom momento para fazer aquela visita ao cirurgião-dentista, aquele tratamento odontológico sempre adiados por conta da rotina corrida. Muitos profissionais atendem normalmente nesta época e, com pacientes viajando, a agenda de consultas pode estar mais livre.
Além do mais, para aproveitar bem as festas de fim de ano, com todas as suas guloseimas, e as férias de verão e começar bem o próximo ano, é essencial estar com a saúde bucal em dia e com um belo sorriso no rosto. 


Fonte: Edita BR

-

-

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.