Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da Unicamp, em Piracicaba, apontou que nem todo creme dental é eficiente contra as cáries (desintegração do esmalte e da dentina). Segundo os pesquisadores, a diferença está na concentração de flúor em cada produto.
-
-
Durante três meses foram tratados, em laboratório, 120 amostras de dentes de crianças com cremes de alta e baixa concentração de flúor. Os de baixa concentração, comuns nas linhas infantis, não conseguiram conter as bactérias que causam a cárie.
O estudo também mostrou que, ao contrário do que se pensava, os cremes com pouco flúor não evitam a fluorose, que são aquelas manchas brancas nos dentes.
Após este estudo, os pesquisadores recomendam observar a embalagem na hora da compra de cremes dentais. O aconselhável é levar para casa aqueles com concentração maior que mil PPM (Parte Por Milhão).
Para crianças menores de dois anos, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda fazer a limpeza dos dentes usando uma escova para bebês. Elas são colocadas em um dos dedos dos adultos, que supervisionam a escovação.
Fonte: EPTV
-
-
Leia também:
Cremes dentais e enxaguatorios bucais infantis informam pouco
Ingestao de fluor em excesso pode causar problemas nos dentes
-
-