Atualmente, existem no Pará 341 equipes de saúde bucal, 13 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e mais 23 em processo de implantação. Com o objetivo de fortalecer a política de saúde bucal na atenção básica e incentivar a capacitação e expansão das equipes de saúde bucal, dos centros e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD) nos municípios paraenses, representantes das coordenações de saúde bucal do Pará participam até sexta-feira (14), em Belém, do II Seminário de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal.
-
-
O seminário é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Segundo a técnica da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, Marta Bouillet, no primeiro seminário o objetivo foi traçar estratégias de como trabalhar as novas diretrizes da saúde bucal.
Já no segundo encontro, os coordenadores municipais de saúde bucal mostram o que foi implantado e apontam suas dificuldades. “Alguns municípios ainda não conseguiram implantar as equipes de saúde bucal mas, em 2009, o governo do estado fará uma política de incentivo aos municípios”, disse Marta Bouillet.
Prevenção – Pedro Pantoja, outro técnico da Coordenação Estadual, explicou que a política de saúde bucal é desenvolvida com medidas preventivas. “Muitos ainda procuram os postos para arrancar os dentes, mas os profissionais trabalham o processo de educação dos pacientes e encaminham os casos mais graves aos CEOS”, informou.
Nos centros os pacientes têm acesso aos serviços especializados, como periodontia, cirurgia oral, endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais, além do diagnóstico bucal.
O II Seminário de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal é realizado no auditório do Conselho Regional de Odontologia.
Fonte: Agência Pará
-
-