Apesar de honroso, o título “Cirurgião-Dentista” não faz mais jus àquilo que realmente fazemos no exercício de nossa profissão. Apesar dos incríveis e velozes avanços científicos e tecnológicos da Odontologia, somos cada vez mais impelidos a irmos além de exímios e sofisticados técnicos. Um título mais adequado seria o de “Solucionador de Problemas”, já que as demandas trazidas por nossos clientes, cada vez mais extrapolam a clinica, à medida que viver se torna mais complexo em plena Era do Conhecimento.
Por detrás de uma simples restauração, por exemplo, encontra-se uma constelação de outros problemas que demandam de nós, sensibilidade e perspicácia em percebê-los e criatividade e competência em resolvê-los e aí reside o segredo do profissional do século XXI: a visão ampla, sistêmica ou holística da realidade que se apresenta a ele no dia-a-dia. O cliente está cada vez mais propenso a ser fiel àquele profissional que resolva seus problemas, ou seja, aquele específico, técnico e especializado, e os que estão em volta deste.
Retomemos o exemplo da simples restauração. Na basta apenas restaurar forma e função, pois o cliente deseja que ela fique bonita. Há portanto um problema estético subjacente. E por que precisa ser estético? Porque há também um problema de auto-imagem a ser resolvido, de inclusão social, de auto-estima, de status social ou até profissional, se ele precisar estar com os dentes em ordem para conseguir um emprego.
E a coisa não para por aí. Talvez ele tenha um problema de “medo de Dentista” que você precisará solucionar. Pode ser que ele tenha um problema de tempo e você precisará arrumar um horário especial em sua agenda no final do dia ou até no sábado. Talvez ele tenha problema para estacionar seu carro na movimentada rua onde funciona seu consultório e você pode resolvê-lo fazendo um convênio com um estacionamento.
Na hora de pagar, talvez tenha que resolver um problema de fluxo de caixa dele, parcelando o pagamento ou recebendo por meio de cartões de crédito. Se ele tiver problemas com o Imposto de Renda um recibo seu irá resolvê-lo. Uma mãe talvez tenha que trazer seu filho pequeno à consulta e você precisará resolver essa “parada” também!
Ele quer vir mais regularmente ao seu consultório, mas tem problemas com lembrar de compromissos. Será que você poderia resolver mais esse problema agendando uma ligação de lembrete para ele, dali a seis meses? Quem sabe possa surpreendê-lo fazendo você mesmo a ligação. A voz do doutor ou da doutora tem um poder incrível…
Ou seja, quanto mais problemas você captar e resolver, mais fortes ficarão os laços entre você e seu cliente. O segredo está numa palavra simples: ATENÇÃO! Escute, observe, pergunte, pesquise e reflita sobre o seu cliente! Cada um deles é um universo a ser desvendado, diferente de todos os outros e de difícil classificação em grupos. São seres únicos e como tais querem ser vistos e tratados.
O centro das atenções na atual Era do Conhecimento são as pessoas. Por isso, qualquer profissional cuja matéria-prima seja gente deveria investir tempo e energia para conhecer cada vez mais os seus clientes e, poderem assim, resolver seus problemas com uma competência crescente. Isso cria uma liga que nenhuma concorrência pode dissolver com quaisquer manobras de sedução.
Acredito que esses desafios de nosso tempo ajudem a resgatar a real beleza e sentido de nossa profissão: a de poder contribuir para uma vida melhor para o próximo, por meio da nossa sofisticada caixa de ferramentas da Odontologia e da sensibilidade humana que somente nós Cirurgiões-Dentistas temos, por conta do longo e estreito relacionamento que mantemos com nossos clientes.
Reflita sobre e me conte depois. Aproveito para desejar um feliz ano novo para todos!
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Vitor Ribeiro
vitor.ribeiro@folha.com.br
http://konduto.blogspot.com.br