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O ABCdário inédito do Marketing Odontológico Part. I


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*Alexandre Silva

Por quantas vezes não recebemos em nossos consultórios propagandistas, agências de publicidade e consultores de Marketing? E por quantas vezes, diante de um vocabulário extremamente técnico perdemos o “fio da meada” e nos desinteressamos pela conversa e acabamos perdendo uma excelente oportunidade de negócio.
Segue abaixo algumas traduções de jargões e terminologias usadas freqüentemente por profissionais de marketing e de propaganda e publicidade. ( Não segue uma ordem cronológica)

 

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Market share – Participação do mercado ( o quanto representa sua mcarteira de clientes diante seus concorrentes dentro do seu bairro , cidade , Estado, etc.)
Target – Definição de público-alvo (quem é o seu cliente? O idoso, criança, adultos, ricos, pobres, etc.)

 

Business Plan – (Plano de negócio) nele você encontra tudo que você precisou para montar e manter o seu consultório ativo é feito geralmente no início da sua montagem, porém pode ser modificado ao longo dos anos até mesmo para se adaptar as mudanças exigidas pelo mercado. Serve também como documento legal de comprovação de valor do seu negócio. Muitas empresas compram modelos de negócio. Ex.: Franquias

 

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Prospects – (Clientes potenciais) são todos os clientes que ainda não são seus, porém possuem todo o perfil de ser, exemplo: Não é por que eu atendo a idosos que atendo todos os idosos existem prospects a serem prospectados para conhecerem meus serviços.

 

Propaganda – Ato de propagar, promover, lembrar, comunicar meu produto ou serviço através de mídias de massa e veículos específicos me dê retorno em grande escala em curto prazo. Ex.: Anuncio em jornais, TVs, revistas, etc.

 

Publicidade – é a inserção não paga de um texto jornalístico com pauta definida onde são citadas empresas de determinado segmento em troca de um bem a sociedade. Preocupa-se em informar. Ex.: “Nova técnica de anestesia sem dor” aí aparece uma foto sua segurando um aparelho desses como pioneiros na técnica.

 

Core Business – O principal negócio da sua empresa. Ex.: Se você atende Ortodontia somente em seu consultório, esse é o seu core business.

 

Segmentação – Ato de dividir, segmentar o seu público ou mercado. Ex.: Suponhamos que em seu business plan você tenha escrito que seu target será homens e mulheres idosos edentulos, da classe AA do Rio de Janeiro, essa é uma segmentação possível e você deve direcionar seus esforços de marketing baseados nela.

 

Posicionamento – ( é definida como a forma que você pretende ser visto pelo seu mercado consumidor) Ex.: Quero ser reconhecido como o maior Implantodontista da minha cidade e assim sendo esse será meu posicionamento.

 

Valor agregado – nesse caso não estamos nos referindo a preço e sim a percepção do paciente o quanto ele percebe de valor algo que lhe é ofertado. Para tanto é preciso conhecer bem seus target. Ex. Se eu ofereço a uma pessoa edêntula em troca de seu tratamento um clareamento dental a laser pra ela não significa nada.

 

Valor percebido – O quanto que o seu produto ou serviço atende as necessidades e desejos do seu paciente.

 

Marketing Direto – Ferramenta do marketing que permite um retorno a curto prazo de forma mensurável. Ex.: Mala direta, telemarketing, email marketing ( disparos de emails) e etc.
Benchmarking – cópia ou comparação de processos e comportamentos. Ex.: Vamos supor que um concorrente forte seu lance uma campanha ousada e você decida fazer algo semelhante, na verdade você está praticando sem querer o benchmarking, que é saudável na maioria das vezes.

 

Mailing list – Relação de nomes, endereços e dados adicionais de consumidores e prospects para realizar ações de marketing.

 

Mercado Alvo – O mesmo que mercado atendido. É o conjunto de consumidores potenciais que possuem características e necessidades comuns, para os quais a empresa se dispõe em vender esses produtos. Parte do mercado qualificado disponível a qual empresa decide servir.

 

Mix Marketing – refere-se aos 4 P´s de Marketing que são : preço( Adequado as necessidades e potencial do target), praça ( referente ao ponto de atendimento ou localização do consultório Estratégica), promoção ( ato de promover por meio de propaganda , publicidade ou estratégias de marketing promocional e produto.

 

Marketing de relacionamento – parte do marketing que incentiva, premeia e estuda grupos de clientes especiais e seus comportamentos de compras e de vida. Ex.: programas de milhagens da antiga Varig.

 

Database Marketing – Banco de dados de clientes com dados cadastrais e informações complementares que permitem criar filtros e acelerar o processo de busca dentro de um sistema de informação.

 

CRM – Gerenciamento das relações com o cliente tem como objetivo identificar previamente tendências de consumo, satisfação de necessidades e principalmente desenhar novos grupos de consumo. Ex.: Pacientes que procuram por determinado tipo de tratamento pode desenhar uma tendência de consumo para determinado tipo de público.

Diferença básica entre necessidade e desejo – A necessidade é o que se quer, e o desejo e como se quer satisfazer a necessidade. Ex.: Compra de um carro a necessidade é se locomover e o desejo é se locomover com um carro de luxo com ar condicionado

Sobre o Autor:

 

Alexandre de Araujo Silva Filho

 

Rio de Janeiro, RJ, Brazil

 

Diretor de Marketing da ATM2 Comunicação Integrada de Marketing Pós-Graduando em Gestão de Negócios – IBMEC RJ Especialista em Marketing e Gestão em Saúde Especialista em Marlketing Odontológico Especialista e Bacharel em Marketing, dedicado aos interesses dos meus clientes buscando soluções inteligentes para um melhor desempenho em ambientes competitivos.

 

http://alexsilvafilho.blogspot.com/

 

 

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