fbpx

O Brasil se tornará, em 2015, o principal produtor de conhecimento no mundo

Segundo um estudo realizado pelo Professor Doutor Jorge Faber, o Brasil se tornará, em 2015, o principal produtor de conhecimento em Odontologia no mundo!

Por Leo Augusto

-

-

Segundo um estudo realizado pelo Professor Doutor Jorge Faber, o Brasil se tornará, em 2015, o principal produtor de conhecimento em Odontologia no mundo!

Para chegar a essa conclusão o Doutor Jorge Faber, editor-chefe da Revista Dental Press Journal of Orthodontics, realizou um levantamento junto aos bancos de dados da SCOPUS*1, que mantém estatísticas disponíveis para avaliar a quantidade e a qualidade da produção científica dos países e especialidades.

Doutor Faber analisou as estatísticas descritivas da produção científica dos principais países produtores de conhecimento na Odontologia. Avaliando duas vertentes: a produção de todas as áreas e a da Ortodontia isoladamente.

-

-

Assim, descobriu que em 1996, o Brasil estava em 17º lugar no ranking de número de artigos produzidos em Odontologia. Todavia, quando avaliou a produção total entre 1996 e 2009, o nosso país pulou para o 4º lugar. Sendo que o ano de 2009 é o mais recente da lista da SCOPUS.

Aprofundando mais nas pesquisas, ele avaliou produção cientifica somente do ano de 2009, então, obteve um resultado espetacular. Se apenas o ano de 2009 for submetido à análise, nosso país se encontra em 2º lugar no número de artigos produzidos, atrás apenas dos EUA!

Impressionado com o crescimento da publicação brasileira na Odontologia, o professor realizou, mantendo as atuais taxas de expansão de publicação dos países, uma previsão para daqui cinco anos. O resultado foi, mais uma vez,  surpreendente! O Brasil se tornará, em 2015, o principal produtor de conhecimento em Odontologia no mundo, ultrapassando os EUA.

A mudança de polaridade científica terá uma forte repercussão em nosso país. Nossas escolas terão que se adaptar para receber o estudante estrangeiro falante da língua inglesa. Não se espantem. Americanos e europeus se tornarão frequentadores assíduos de nossas universidades, invertendo a rota migratória estabelecida no século vinte. E essa cooperação será muito benéfica para todos.” Afirma o Dr. Jorge Faber.

-

-

Ele deixa um recado:“(…) coordenadores de cursos no Brasil, preparem-se, já, para esse cenário. Vocês receberão esses estudantes e desempenharão, frequentemente, o papel de líderes de grupos de pesquisa internacionais.”

Então, qual será a sua participação neste novo cenário? deixe seu comentário.

* A Scopus é uma base de dados multidisciplinar, produzida pela editora Elsevier desde 2004, com cobertura desde 1960, que contém resumos de 27 milhões de artigos, referências e índices da literatura científica, técnica e médica (ELSEVIER, 2004).

 

Sobre o autor:

Leonardo Augusto da Matta Fonseca, é Cirurgião dentista, Ortodontista e autor do Blog: www.ortoblog.com

Twitter: @leoaugustobh

e-mail: mattafonseca@gmail.com

 

 

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.