Por Leo Augusto
-
-
Segundo um estudo realizado pelo Professor Doutor Jorge Faber, o Brasil se tornará, em 2015, o principal produtor de conhecimento em Odontologia no mundo!
Para chegar a essa conclusão o Doutor Jorge Faber, editor-chefe da Revista Dental Press Journal of Orthodontics, realizou um levantamento junto aos bancos de dados da SCOPUS*1, que mantém estatísticas disponíveis para avaliar a quantidade e a qualidade da produção científica dos países e especialidades.
Doutor Faber analisou as estatísticas descritivas da produção científica dos principais países produtores de conhecimento na Odontologia. Avaliando duas vertentes: a produção de todas as áreas e a da Ortodontia isoladamente.
-
-
Assim, descobriu que em 1996, o Brasil estava em 17º lugar no ranking de número de artigos produzidos em Odontologia. Todavia, quando avaliou a produção total entre 1996 e 2009, o nosso país pulou para o 4º lugar. Sendo que o ano de 2009 é o mais recente da lista da SCOPUS.
Aprofundando mais nas pesquisas, ele avaliou produção cientifica somente do ano de 2009, então, obteve um resultado espetacular. Se apenas o ano de 2009 for submetido à análise, nosso país se encontra em 2º lugar no número de artigos produzidos, atrás apenas dos EUA!
Impressionado com o crescimento da publicação brasileira na Odontologia, o professor realizou, mantendo as atuais taxas de expansão de publicação dos países, uma previsão para daqui cinco anos. O resultado foi, mais uma vez, surpreendente! O Brasil se tornará, em 2015, o principal produtor de conhecimento em Odontologia no mundo, ultrapassando os EUA.
“A mudança de polaridade científica terá uma forte repercussão em nosso país. Nossas escolas terão que se adaptar para receber o estudante estrangeiro falante da língua inglesa. Não se espantem. Americanos e europeus se tornarão frequentadores assíduos de nossas universidades, invertendo a rota migratória estabelecida no século vinte. E essa cooperação será muito benéfica para todos.” Afirma o Dr. Jorge Faber.
-
-
Ele deixa um recado:“(…) coordenadores de cursos no Brasil, preparem-se, já, para esse cenário. Vocês receberão esses estudantes e desempenharão, frequentemente, o papel de líderes de grupos de pesquisa internacionais.”
Então, qual será a sua participação neste novo cenário? deixe seu comentário.
* A Scopus é uma base de dados multidisciplinar, produzida pela editora Elsevier desde 2004, com cobertura desde 1960, que contém resumos de 27 milhões de artigos, referências e índices da literatura científica, técnica e médica (ELSEVIER, 2004).
Sobre o autor:
Leonardo Augusto da Matta Fonseca, é Cirurgião dentista, Ortodontista e autor do Blog: www.ortoblog.com
Twitter: @leoaugustobh
e-mail: mattafonseca@gmail.com