Não, não é perigoso, afirma Dr. Joel H. Berg, presidente de odontologia pediátrica da Universidade de Washington, em Seattle, e representante da American Academy of Pediatric Dentistry.
-
-
“Mas existe uma perda potencial da eficácia. Depende de quanto tempo se passou desde a data de validade”, afirma.
Todos os cremes dentais que contêm flúor são regulados pela Food and Drug Administration, que agora exige data de validade, conta Veronica Sanchez, porta-voz da Procter & Gamble, que fabrica a Crest, o primeiro creme dental com flúor
Até essa data, normalmente dois anos após a fabricação, todo o flúor deve estar disponível para aderir ao esmalte do dente, fortalecendo-o contra o ácido que causa as cáries.
-
-
Após essa data – e provavelmente muito tempo após, Berg acrescenta – alguns dos íons de flúor podem ter se unido a outros agentes, formando um sal ou um cristal.
Dependendo de quanto tempo se passou e em que temperatura o tubo de creme dental foi armazenado, a substância poderia se separar, significando menos ou mais flúor em cada uso, e menos ou mais agentes aromatizantes, o que poderia trazer um gosto de menta desconcertante.
Além disso, acrescenta ele, “você poderá observar mudanças na viscosidade e talvez não consiga tirar a pasta de dente do tubo, ou ela pode não fazer espuma na boca”.
Fonte: The New York Times
-
-