Nísia Teles*
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Todas as pessoas precisam de um ambiente de trabalho que as motivem muito mais do que o salário. O local para lanche, o uniforme, o crachá de identificação, os horários, as pessoas com quem trabalham, são extremamente importantes para a motivação. Uma clínica ou consultório odontológico que não favorece o vínculo entre seus funcionários com incentivos, ou não se preocupa o indivíduo e sua família, perde grau motivacional. Quem acredita que o fator de maior estímulo é o salário, se engana. De acordo com uma pesquisa feita por Frederick Herzberg, realização, reconhecimento e responsabilidade aparecem como os principais estimulantes para um bom desempenho.
A motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e a situação. Uma clínica odontológica desorganizada destrói a motivação de um funcionário. A aspereza e a dificuldade em estabelecer vínculos e manter carinho na relação líder-subordinado pode ser um problema, pois os seres humanos são como os animais e precisam de vínculos. Do mesmo modo que o homem mantém vínculo com seu cachorro para que o animal o respeite, o superior precisa manter vínculos com sua equipe para ser respeitado.
A realização profissional é outro aspecto relevante, pois implica na percepção do empregado perante a importância do seu trabalho para a clínica como meio de sentir-se valorizado. Se a clínica não mostra os resultados, não mostra sua posição no mercado, conclui-se que não há uma capacidade de atender à realização dos indivíduos, pois os profissionais não vêem o resultado final daquilo que fazem.
O dentista deve sempre lembrar que o que um bom funcionário realmente precisa é sentir-se valorizado pelo que faz. Muitos profissionais deixam de elogiar e reconhecer o trabalho de sua equipe. Isso não pode, pois o feedback e o elogio que é dado a equipe é um grande fator motivacional. Que favorece o clima da clínica e traz resultados surpreendentes no rendimento de todos.
A odontologia trabalha com a questão do sorriso. Como que uma equipe desmotivada sorrir com vontade? É difícil, não é? O sorriso é uma expressão de alegria, bem-estar e satisfação. Proporcione motivos para sua equipe sorrir! Ofereça um ambiente de trabalho agradável, alegre, positivo, onde todos possam ter orgulho e prazer em trabalhar.
Cliente adora equipe motivada, com energia e entusiasmo! Elogie e reconheça o trabalho de sua equipe. Você só tem a ganhar e eles também!
Quer saber o que um funcionário desmotivado é capaz?
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“Começamos a esperar, sentados, e eis que surge sala adentro uma servente com cara de sono e mal-humorada. Ela vai arrumando revistas dispostas em várias bancas de canto, uma para cada conjunto de sofás. Não cumprimentou ninguém nem olhou para nenhum dos presentes. Era como se não existissem aqueles clientes esperando o atendimento odontológico. Para aquela servente, a sala estava praticamente vazia. Sim, porque ela começou a varrer o chão de sinteco com uma vassoura de piaçaba, passando diante das pessoas, e como elas não se afastavam, deixava os cantos sem varrer. A clínica começava a atender as pessoas às sete horas, e às 7h45 é que estavam fazendo aquela limpeza tão incômoda.” Trecho retirado do relato de um cliente insatisfeito.
Muitos sorrisos!
*Sobre a Autora:
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Graduada em Marketing pela UNESA; Experiência de 10 anos no mercado odontológico; Consultora de marketing; Desenvolve projetos de marketing sensorial para dentistas.