O tratamento estético na odontologia está cada vez mais evidente e na periodontia isso não é diferente. Com cirurgias e procedimentos clínicos é possível melhorar a aparência dos dentes e gengiva e deixá-los mais saudáveis.
-
-
Um grande aliado aos tratamentos odontológicos que requerem mais nitidez e precisão, que surgiu nos últimos anos, é o microscópio, utilizado em cirurgias.
A doutora, mestre e especialista em periodontia Zulene Alves Ferreira, aderiu há um ano ao uso do microscópio nas cirurgias realizadas em seu consultório. A técnica exige um treinamento constante e habilidade com as duas mãos. “Quando decidi usar o microscópio nas cirurgias que realizo, fui a São Paulo participar de vários cursos. Fiquei seis meses em treinamento, só depois iniciei os atendimentos cirúrgicos com o microscópio”.
Atualmente, o microscópio operatório é o grande responsável pela precisão nos procedimentos, pois permite um aumento do campo visual de até 20 vezes das áreas trabalhadas. Através das micro cirurgias plásticas periodontais, garante-se a solução de defeitos como raízes expostas, assimetrias gengivais, adequação de áreas para colocação de implantes, entre outros.
-
-
“O uso do microscópio me permite usar o fio 8.0 para dar pontos no local da cirurgia. Esse é o fio mais fino que temos em procedimentos cirúrgicos, ele é mais fino até mesmo que um fio de cabelo. Para se ter uma idéia, o fio 8.0 é utilizado em cirurgias oftalmológicas e ao usá-lo na gengiva, o resultado é excelente, sem cicatriz”, afirma Dra. Zulene.
Em procedimentos cirúrgicos onde a raiz está exposta, um pequeno pedaço de tecido retirado do palato (céu da boca) é necessário para fazer o enxerto e recobrir a raiz. O procedimento é agilizado quando feito com o microscópio e o índice de sucesso é extremamente alto. Já o pós-operatório chega a ser até 50% mais rápido que na cirurgia sem microscópio. “Este é um procedimento minimamente invasivo, realizado com micro instrumentos, que possibilitam pequenos cortes e menor traumatismo aos tecidos, garantindo ao paciente um pós-operatório mais confortável e uma rápida cicatrização”, conclui.
Desde que a periodontista começou a trabalhar com o microscópio, o número de cirurgias dobrou devido aos excelentes resultados. “Sempre busquei conhecimento, com muitos cursos e dedicação e quando vejo o bom resultado no pós-operatório dos meus pacientes, sinto-me satisfeita e realizada profissionalmente. Por isso, passei a usar o microscópio, pois com ele os resultados são excelentes”, finaliza Dra. Zulene.
Fonte: Casa da Noticia
-
-