Desde o ano de 2006, o Odonto Móvel, ônibus equipado com instrumentos de odontologia, atende os 90 Centros de Educação Infantil (Ceinf) da Capital. Somente no ano passado, pelo menos 12 mil crianças receberam o tratamento. Este ano, desde fevereiro, 500 crianças foram atendidas,de graça, pela unidade móvel. O projeto da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) é pioneiro no país. O objetivo é diminuir o índice de crianças com cárie e garantir qualidade da saúde bucal dessas crianças, quando atingirem a adolescência. “Fica mais barato prevenir o surgimento das cáries, do que tratá-las num estágio avançado”, afirma o dentista e Coordenador do Odonto Móvel, Edson Naruto. No ano passado, Campo Grande recebeu o prêmio ‘Brasil Sorridente’ pela excelência no atendimento odontológico do Município.
-
-
São 24 pessoas entre dentistas, auxiliares de consultório dentário (ACD), técnicos em higiene dental (THD), motorista, eletricista e ajudante em serviços gerais, que compõem a equipe do Odonto Móvel. Cada ônibus (total de três veículos) possui dois consultórios equipados com instrumentos e aparelhos de última geração. “Temos, dentro do Odonto Móvel, o que existe de mais moderno quando se fala em atendimento odontológico. Tudo, para garantir que as crianças recebam atendimento de qualidade”, falou Naruto.
Cerca de 60 crianças, entre zero e cinco anos, são atendidas todos os dias pela equipe do Odonto Móvel. A unidade móvel permanece cerca de três dias em cada Ceinf. Durante este período, os THD realizam palestras sobre prevenção de cáries e falam da importância da escovação. “É impressionante o número de crianças que não têm qualquer tipo de informação sobre a importância da escovação. Algumas desabafam que não possuem escova de dente, o que significa que não realizam qualquer tipo de higiene bucal”, disse Edson.
A diretora do Ceinf José Moreschi, Profª Glauce Assis, afirma que esse acompanhamento é fundamental para garantir qualidade de vida a essas crianças. “Nossas crianças recebem, a cada três meses, kit com escova e creme dental que são utilizados diariamente dentro do Centro de Educação Infantil. O projeto do Odonto Móvel estimula essas crianças paracontinuar o processo de higiene em suas casas. Elas conhecem o ônibus, adaptado de forma criativa para despertar a curiosidade dessas crianças, o que permiti uma conscientização da importância de, principalmente, fazer a escovação correta todos os dias”.
-
-
Triagem – O primeiro passo é realizar uma triagem que classifica essas crianças em quatro níveis. São eles: 0) crianças com saúde bucal em condições ideal; 1) quando detectadas pequenas manchinhas (descalcificação) nos dentes; 2) crianças com até três cáries e, por último, o nível 3) quando se constata mais de 4 cáries. “A partir dessa triagem conseguimos montar o programa de atendimento, onde dividimos a equipe conforme o grau de necessidade”, explica o coordenador do projeto.
Preconceito – Antes de iniciar o tratamento, os pais precisam autorizar que seu filho receba o atendimento pela unidade móvel. Quando o Centro de Educação agenda a visita do Odonto Móvel, convoca, com antecedência os pais para uma reunião, onde são repassadas todas as informações sobre o modo como é feito o atendimento e a importância desse acompanhamento.
“Infelizmente, existe o preconceito por parte das pessoas que acreditam que, por ser um atendimento oferecido de graça, o tratamento não é eficaz. Isso está totalmente equivocado. Nossos instrumentos são de última geração, tudo que usamos é esterilizado, além dos aventais, gorros e luvas, que são todos descartáveis. Temos um atendimento mais seguro do que em muitos consultórios odontológicos particulares, mas, infelizmente, algumas pessoas não sabem disso”, esclarece Edson Naruto. O coordenador informou que o processo de esterilização dos instrumentos é feito em autoclave, sistema de última geração.
Brasil Sorridente – O prefeito Nelson Trad Filho recebeu, em outubro de 2008, o prêmio ‘Brasil Sorridente’, idealizado pelo Conselho Federal de Odontologia em parceria com o Ministério e os conselhos regionais. A premiação foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
-
-
Criado em 2005, através de uma resolução do CFO, o Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia é concedido desde 2006 a municípios brasileiros que se destacam na implementação de políticas públicas de saúde bucal. Em 2006 e 2007 os vencedores foram, respectivamente, Araguaína (TO) e Duque de Caxias (RJ). Campo Grande recebeu, pela primeira colocação, um gabinete odontológico completo, patrocinado pela Dabi Atlante. Entre os 15 municípios que receberam menção honrosa, estava Bonito, localizado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Para o prefeito Nelsinho Trad, Campo Grande fez por merecer o prêmio conquistado. “Atualmente, oferecemos atendimento odontológico em todas as unidades básicas; temos nove policlínicas odontológicas e dois CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas); atuamos com 63 equipes de PSF; temos mais de 57 mil participações em atividades educativas de saúde, mutirões, plantões noturnos; possuímos três unidades móveis que vão aos 90 Centros de Educação Infantil”, diz, orgulho, o prefeito.
Cronograma – Até a próxima segunda-feira (9), o Odonto Móvel realiza atendimento no Ceinf José Moreschi, no Jardim Aero Rancho. Em seguida, no dia 10 de março, a unidade móvel segue para o Ceinf Nossa Senhora Auxiliadora, no mesmo bairro.
Fonte: MS Noticias