- - As cores estão presentes em tudo nas nossas vidas. E na Odontologia não poderia ser diferente… As cores estão diretamente ligadas à diversas questões. Até mesmo em nosso comportamento e a maneira de expressarmos nossas emoções! O cliente fica branco de medo, a secretária fica vermelha de vergonha ou então está tudo azul em relação ao tratamento reallizado, quando tudo correu bem! O conhecimento sobre a influência das cores sobre nós e nos ambientes que nos cercam foi construído há muitos anos, desde a pré-história. - - Nos dias de hoje, acredita-se que as cores agem em nossos sentimentos, emoções e percepções.E dizem muito sobre nós e o ambiente. As cores são classificadas como quentes e estimulantes, como o o caso do vermelho e laranja e frias e calmantes, como o azul e o verde. Existem duas ciências que estudam as cores: - - – Cromoterapia: É feito o uso das cores através do espectro solar, restaurando o equilíbrio físico-energético do corpo. – Cromosofia: Trata da influência das cores no psique. Para se ter um ambiente de trabalho que favoreça o conforto, bem-estar, tranquilidade e harmonia é importante utilizar cores frias e calmantes. Nunca utilizar um vermelho, que para um restaurante é ótimo, mas para a odontologia têm um resultado ruim. O amarelo é uma excelente cor para utilizar em ambientes tensos, pois alivia o stresse. Existem profissionais que desenvolvem projetos cromáticos para clínicas, com o objetivo de torná-las não apenas bonitas, mas também agradáveis e produtivas. Muitos profissionais não se ligam nestes detalhes, principalmente quando querem desenvolver uma identidade visual para clínica e acham que certas cores são legais pelo fato de acharem lindas! Eu amo preto e nem por isso gostaria de colocar um cartão de vistas com essa cor, pelo fato da minha profissão pedir uma cor que transmita inovação, criatividade, como por exemplo o laranja. É importante o estudo das cores antes de desenvolver qualquer projeto de identidade visual, pois para cada profissão existem cores adequadas e que terão uma importante função no psique do público-alvo. Por exemplo: O branco transmite otimismo, o amarelo luminosidade, o rosa aconchego, o violeta meditação, o verde alívio e o azul calma profunda. Uma dica importante à todos os profissionais é que busquem inovar! Hoje existe milhares de cores disponíveis no mercado… O que vejo muito são clínicas sempre no tom de verde e azul! Gente, por favor parem de imitar tudo e todos!!! Busquem cores diferentes para se destacar dos concorrentes, pode até ser um verde, mas procurem um verde diferente. Saiam da zona de conforto! Se você pegar uma cartela de cores vai entender o que estou falando. As cores falam muito e comunicam uma série de mensagens ao nosso cliente! Sobre a Autora: Graduada em Marketing pela UNESA; Experiência de 10 anos no mercado odontológico; Consultora de marketing; Desenvolve projetos de marketing sensorial para dentistas.
Por Nísia Teles