fbpx

Odontologia estética cresce 200% em dois anos

Procura por tratamentos estéticos bate record

Levantamento feito com laboratórios de prótese dentária brasileiros apontou
aumento de 200% na procura por tratamentos com materiais mais estéticos,
enquanto os não-estéticos sofreram queda de 35%

-

-

A procura por tratamentos odontológicos estéticos tem crescido muito nos últimos anos no Brasil. Prova disto é um levantamento realizado pela Nobel Biocare, multinacional do setor que possui subsidiária no País, mostrando que a demanda por tratamentos com resultados mais estéticos cresceu cerca de 200% nos dois últimos anos. A empresa apurou junto de laboratórios de prótese dentária – que produzem facetas, coroas e pontes -, de diferentes Estados do País, qual foi a média de produção, entre 2006 e 2008, de materiais estéticos e não-estéticos.

Assim, foi verificado o crescimento (200%) no mercado de próteses totalmente cerâmicas (livres de metal ou metal-free), que oferecem resultados mais estéticos e naturais que as próteses metalo-cerâmicas, que sofreram queda de 35% na produção. Atualmente, o tamanho do mercado brasileiro de produtos cerâmicos livres de metal é de 750 mil próteses por ano.

“Nos últimos anos, houve um aumento expressivo de pacientes que procuram tratamentos odontológicos por motivos estéticos. Hoje, cerca de 80% dos tratamentos que realizo são com este objetivo”, conta o dentista Dario Adolfi, especialista em estética e em prótese dentária. Ele ainda aponta que os tratamentos mais procurados são os implantes e o clareamento, “sempre com uma alta exigência estética, isto é, que os dentes fiquem com aparência mais natural possível”.

-

-

Para Adolfi, um dos motivos para o aumento é a maior divulgação destes tratamentos, estimulando pacientes a buscá-los, acompanhada do aprimoramento das técnicas cirúrgicas de colocação de implantes e da alta qualidade estética dos materiais usados.
Problemas como dentes tortos, escurecidos, gastos, lascados, com restaurações manchadas, separados ou faltando, entre outros, podem ser tratados pelas modernas técnicas e materiais estéticos apresentados abaixo.

Facetas em cerâmica – aparência natural, sem amarelar: A técnica vem se aprimorando e hoje oferece tratamento rápido e o uso de cerâmica que se comporta como o dente natural na presença de luz, dando uma aparência bastante fiel, além de não manchar ou amarelar com o tempo. As facetas são indicadas para os dentes da frente e permitem a modificação da forma, posição e cor deles, originando efeitos significativos no sorriso. Além disso, quando realizadas corretamente, tem grande longevidade e durabilidade. Essa técnica consiste em finas capas de cerâmica (de 0.2 a 0.5 milímetros) cimentadas sobre o dente levemente desgastado. Como a faceta cobre apenas a face da frente do dente, é considerada um procedimento mais conservador.

Coroas livres de metal – para um dente inteiramente novo: As coroas são necessárias quando o problema do dente é maior e ele precisa ser todo recoberto pela prótese. Assim, a coroa “veste” o dente desgastado, ou ainda pode ser fixada no implante dental, no caso de perda dental.

As coroas totalmente em cerâmica (livres de metal ou metal free) vieram para substituir as coroas metalo-cerâmicas, que consistem numa subestrutura metálica recoberta de cerâmica e apresentam limitações estéticas. O metal pode aparecer nas margens da prótese e áreas de pouca espessura da cerâmica. Além disso, ele barra a passagem da luz, reduzindo a translucidez da cerâmica e dando um aspecto artificial ao dente, muito branco e opaco. E ainda há pacientes alérgicos a certas ligas de metal usadas nas restaurações.

-

-

Com as próteses totalmente em cerâmica, a estética alcançada é bem superior, sem prejudicar a resistência e durabilidade da peça e o conforto do paciente.

Pontes livres de metal – para o dente perdido, sem cirurgia: Estas próteses são indicadas quando há a perda de um dente. A coroa que vai substituí-lo pode ser apoiada entre outras duas, que serão fixadas nos dentes vizinhos a esse espaço, formando uma peça única. Esta técnica é mais indicada quando esses dentes laterais já são restaurados ou também precisam passar por tratamento estético, assim, não há problema em desgastá-los para receber a ponte. A vantagem de usá-la quando há um dente faltando é que se evita a cirurgia para colocar um implante dentário.

Implantes pinos que se fundem ao osso: Eles são indicados para substituir um ou mais dentes faltando e neles são fixadas as próteses cerâmicas, que podem ser coroas ou pontes. Quando há um só dente faltando e os dentes ao lado não precisam ser restaurados, esta técnica é mais indicada, evita o desgaste de dentes saudáveis.

Os implantes são pinos introduzidos no osso dos maxilares e que ocupam o lugar da raiz do dente. São feitos de titânio, material que se funde perfeitamente ao osso, sem causar rejeição. O interesse e a procura pelos implantes vêm aumentando, devido, principalmente, à sua popularização e às vantagens dele em relação às próteses móveis (dentaduras): melhor estética, não há o risco de se soltar da boca, melhora a mastigação e a fala, maior conforto e durabilidade.

As técnicas mais modernas diminuíram as restrições para a realização do tratamento e também a dor e o desconforto no pós-operatório, assim como permitem que o paciente já saia da cirurgia podendo falar e comer normalmente.

Cerâmicas Zircônia e Alumina – resistência e biocompatibilidade para estética: Estes dois tipos de cerâmica são cada vez mais usados na Odontologia, pois oferecem estética superior, entre outras vantagens. A Zircônia é um material altamente resistente, suportando por anos a força exercida pela mastigação, além de não causar qualquer rejeição do organismo (biocompatível) e de ter baixa condutibilidade de calor e frio.

A Alumina, por sua vez, não é tão resistente como a Zircônia, mas oferece uma excelente estética, por ser muito translúcida (permitir a passagem da luz), como um dente natural, por isso ela é mais indicada para dentes da frente.

FONTE:PORTALODONTO

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.