O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas inaugurou na última sexta-feira, dia 10, a nova Unidade de Odontologia Hospitalar. A unidade conta agora com cinco equipamentos odontológicos completos (cadeiras e acessórios) e passa a realizar o serviço de ortodontia corretiva para posterior cirurgia dos maxilares. Este tratamento é feito somente com indicação prévia. Os novos equipamentos permitirão aumentar em 30% o número de procedimentos mensais, que hoje gira em torno de 300.
-
-
A solenidade contou com a presença do coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Dr. Gilberto Alfredo Pucca Júnior, do diretor presidente do Hospital Mário Gatti, Dr. Rober Hetem, do diretor técnico, Dr. Salvador Afonso Pinheiro, do diretor administrativo, Renato Bento Maudonnet, do coordenador da Unidade de Odontologia, Eder Magno Ferreira de Oliveira e profissionais do hospital.
Para Oliveira, a transformação do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial em Unidade de Odontologia Hospitalar coroa o esforço de todos os profissionais envolvidos no projeto.
“É uma conquista muito grande e eu faço questão de agradecer a todos os que participaram desse projeto e perceberam que o ganho não seria somente do hospital, mas também pessoal e profissional”, elogiou o coordenador, sem esquecer o apoio recebido pelos governos Municipal, Estadual e Federal. O Ministério da Saúde repassou cerca de R$ 1 milhão por um período de dois anos para a compra de equipamentos e custeio do projeto. “Foi um esforço mútuo e o prêmio está aí”, enfatizou.
-
-
Após a fala de Oliveira, foi exibido um vídeo com depoimento do senhor Arésio, o primeiro paciente atendido pelo “Projeto de Atendimento Integral e Multidisciplinar aos Pacientes com Câncer de Boca”, que, em parceria com o Ministério da Saúde, dá assistência a mais de 40 pacientes por mês.
Representando o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Alfredo Pucca ressaltou a importância da instalação da Unidade no hospital. Segundo Pucca, ela reflete o avanço da especialidade no Brasil.
“Já são mais 650 centros da especialidade como esse no Brasil. Isso mostra um novo horizonte da odontologia. Uma nova frente de saúde bucal. É somente com parcerias como essas que conseguiremos diminuir os problemas. Todos estão de parabéns por participarem de um projeto engajado como esse”, declarou.
Hetem também fez questão de elogiar todos os profissionais envolvidos e destacar que, com a Unidade, o atendimento à população aumentará em até 30%. “O SUS (Sistema Único de Saúde) tem muitos problemas, mas também tem muitas coisas boas. E essa Unidade é uma e tem que ser comemorada. Isso mostra a preocupação de todos com a qualidade de vida e inserção social da população”, reiterou o presidente do HMMG.
-
-
A transformação
Para abrigar a nova unidade, localizada no primeiro andar do ambulatório de especialidades, o local teve que ser ampliado. A reforma, realizada com recursos próprios, durou cerca de dois meses e custou R$ 80 mil. Duas novas cadeiras completas foram agregadas no setor.
Ao todo, 22 profissionais formam o quadro de pessoal da Unidade. São dez cirurgiões buco-maxilo, três auxiliares de consultório, uma técnica de higiene dental, uma fisioterapeuta, uma fonoaudióloga e um cirurgião dentista protesista buco-maxilo-facial, além de seis residentes em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Este número deve aumentar em breve, com a chegada de uma assistente social, uma psicóloga e um cirurgião plástico para microcirurgia. A unidade também conta com o apoio e a participação da Unidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do hospital.
Fonte:Portal Novidade