fbpx

Orto 2008 reúne 6 mil pessoas em SP

orto 2008 spo

16º Congresso Brasileiro de Ortodontia, realizado em outubro, confirma sua posição como o maior da especialidade ao reunir 6 mil pessoas, público 18% maior que na edição anterior. Programação científica com mais de 200

-

-


atividades apresentou temas atuais da Ortodontia


 orto2008-SPO


 
Público lotou auditórios do Orto 2008,

-

-


 


 


 


 

-

-


 


 Hee-Moon Kyung (Coréia), um dos destaques do evento


 


O 16º Congresso Brasileiro de Ortodontia (Orto 2008 – SPO), realizado de 9 a 11 de outubro, em São Paulo, terminou confirmando sua posição como o maior congresso da especialidade no Brasil e um dos maiores no mundo: reuniu um público de cerca de 6 mil pessoas, inclusive congressistas vindos de outros países da América Latina, registrando um crescimento de 18% em relação à sua edição anterior. A qualidade da programação científica – mais de 200 atividades, entre cursos e conferências nacionais e internacionais, além dos mais de 350 trabalhos científicos apresentados, sendo 111 de pesquisa – também foi aprovada pelo público, que elogiou seu conteúdo e lotou os auditórios. A feira ExpOrto 2008, bastante movimentada, promoveu bons negócios e esgotou os estoques das dentais antes do fim do evento.


O congresso foi promovido pela Sociedade Paulista de Ortodontia (SPO) e presidido pelo ortodontista Flávio Cotrim-Ferreira. No dia 8 de outubro, foi realizado ainda pré-evento gratuito para debater a inclusão permanente da Ortodontia no serviço público de saúde.


A ampla grade científica trouxe diversos temas técnicos e clínicos, apresentados por 198 ministradores. Alguns dos destaques foram:


Uma ajuda dos implantes – Uma das principais atrações do evento foi o curso do sul-coreano Hee-Moon Kyung, pioneiro no desenvolvimento e no emprego de miniimplantes em tratamentos ortodônticos. Ele apresentou resultados animadores da técnica, que possibilita ancoragem absoluta, carga imediata e menos efeitos colaterais em outros dentes. “A ciência em Odontologia evolui de forma espantosa, e o cirurgião-dentista não pode ser resistente às mudanças, especialmente as que vão facilitar sua vida e a de seus pacientes. Se o ortodontista quer alcançar resultados excelentes em menos tempo e com mais segurança, não deve hesitar em usar miniimplantes”, defendeu Kyung.


O tema também foi apresentado no curso da chilena Anka Sapunar, que mostrou diferentes usos dos miniimplantes, e em outras conferências ministradas por Camilo Morea, Cristina Dominguez, Francisco Ferreira Nogueira e Henrique Mascarenhas Villela.


Para um melhor diagnóstico – As mais modernas técnicas de diagnóstico por imagem, em especial a tomografia computadorizada (TC), também tiveram espaço especial na programação do Orto 2008. O tema foi apresentado por Daniela Gamba Garib, que falou das vantagens da TC em relação ao raio X, pois é um sistema muito mais sensível, que oferece imagens tridimensionais do paciente com muito mais detalhes. “As tomografias computadorizadas estão mostrando informações que não eram vistas antes”. As imagens resultantes também podem ser melhor manipuladas em softwares específicos


Miguel Moral, da Espanha, e os brasileiros Luiz Roberto da Cunha Capella e Denise Takehara dos Santos também apresentaram diferentes abordagens da aplicação da tomografia computadorizada no diagnóstico em Ortodontia.


O dia-a-dia do ortodontista – Importantes nomes da Ortodontia no Brasil e no mundo dividiram com os profissionais brasileiros suas válidas experiências em diagnóstico e tratamento de diferentes casos. Os renomados especialistas brasileiros Omar Gabriel da Silva Filho e Leopoldino Capelozza Filho falaram, respectivamente, sobre a decisão de qual dente extrair para facilitar o tratamento, e sobre o senso crítico do ortodontista para perceber as limitações de cada paciente e do próprio tratamento. “É importante descobrir não só as deficiências do paciente, mas o que ele tem de bom. Assim, damos a ele o mínimo que precisa para o resultado ficar o máximo”, aconselhou Capelozza.


O norte-americano Bill Thomas falou de como melhorar o tratamento em Ortodontia usando o Sistema Damon, a partir de suas experiências, enquanto o argentino Javier Frenck abordou a Filosofia Swing, desenvolvida por ele, para fazer um diagnóstico correto e tratar diferentes casos, inclusive de pacientes adultos. Já Tiziano Baccetti (Itália) apresentou diferentes fatores biológicos que interferem no crescimento ósseo do paciente e, desta forma, devem ser considerados no tratamento ortopédico das más-oclusões.


Forma e função – Diferentes abordagens da estética na Ortodontia também tiveram espaço espacial no Orto 2008. O norte-americano Jeffrey L. McClendon apresentou o curso Equipe Multidisciplinar em Ortodontia Bioestética e chamou atenção para o papel da morfologia no tratamento ortodôntico. A interdisciplinariedade entre estética e Ortodontia também foi abordada por Sidney Kina em curso sobre restaurações cerâmicas. “As facetas em cerâmica, principalmente, podem ser muito úteis na finalização de tratamentos ortodônticos”, disse ele.


A Ortodontia Lingual, método que une eficiência e estética, também ganhou destaque no evento, com conferências apresentadas por Alexander Macedo, Andréia Cotrim Ferreira, Rita Baratela Thurler e Luiz Fernando Eto.


Prêmios – Na 16ª edição do Congresso Brasileiro de Ortodontia foram entregues quatro prêmios. Os melhores trabalhos de pesquisa científica sobre o tema Avaliação dos Problemas Ortodônticos no Brasil foram selecionados para o Prêmio Nacional SPO, e o primeiro lugar foi para Daniela Feu Rosa Kroeff de Souza.


Os melhores trabalhos científicos expostos no congresso também foram premiados: na categoria painéis, a primeira colocada foi Mariana Pracucio Gigliotti, e na categoria mesas clínicas e demonstrativas, Otto Grinen Rojas. A organização do Orto também premiou, pela primeira vez, jovens professores que acabaram de sair do mestrado ou doutorado, e o primeiro lugar ficou com Carla Maria Melleiro Gimenez.


Na solenidade de abertura do evento ainda foi entregue a personalidades que contribuem para o benefício da Odontologia o Prêmio de Honra ao Mérito Prof. Placidino Guerrieri Brigagão, em homenagem ao presidente da Academia Brasileira de Odontologia, que também participou da cerimônia.


Ortodontia pública – O Orto 2008 também teve um pré-evento gratuito, realizado no dia 8 de outubro, o Simpósio Ortodontia – Prevenção e Política Nacional de Saúde Bucal, que reuniu 400 participantes e ainda foi transmitido ao vivo para cerca de 30 pontos em diferentes Estados do País. O evento desempenhou importante papel ao levantar o debate sobre a necessidade de tornar o tratamento ortodôntico obrigatório no serviço público de saúde, para levar mais saúde e qualidade de vida à população.


Participaram do evento dois representantes do Ministério da Saúde. Renato Takeo Yshigame, assessor da Coordenação Nacional de Saúde Bucal, falou dos avanços obtidos pelo Brasil Sorridente, programa do governo em saúde bucal, e disse que o simpósio contribui para o planejamento da inclusão da Ortodontia no sistema de saúde público. E Ana Estela Haddad, diretora de Gestão da Educação na Saúde do ministério, tratou da formação específica do profissional de saúde que atua no setor público.


No evento também foram apresentadas questões técnicas e científicas relacionadas aos problemas de má-oclusão, que reforçam a importância do tratamento ortodôntico ser oferecido gratuitamente ao brasileiro e são relevantes para a estruturação do serviço. Os demais palestrantes foram Flávio Cotrim-Ferreira, presidente do Orto 2008; Flávio Vellini, ortodontista e professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); José Augusto Miguel, ortodontista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); Luc Louis Maurice Weckx, otorrinolaringologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); e Luciana Badra Jabur, fonoaudióloga e professora da Unicid.



Fonte: edita.br

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.